Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Junho de 2009 às 12:45
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


O presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), lidera os cenários em Diamantino como pré-candidato a senador, independente de quem seja o virtual adversário. Pesquisa do instituto Mark, realizada em 6 de junho, revela que o progressista aparece em primeiro lugar como opção à senatória, com 31,6% das intenções de voto. O ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) figura em segundo, com 17,4%. Já o deputado federal Wellington Fagundes, pré-candidato do PR após a desistência do governador Blairo Maggi, surge na terceira colocação, com 10,5% das intenções de voto. A amostragem é estimulada, ou seja, apresenta-se uma relação com possíveis nomes dos candidatos para, a partir daí, o eleitor opinar sobre o grau de preferência rumo ao pleito de 2010.

O deputado federal Carlos Abicalil (PT) teria 5,3% de intenções de voto em Diamantino caso as eleições fossem hoje. O senador Gilberto Goellner (DEM), disposto a concorrer à reeleição, tem 2%. Já o secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá e ex-vice-governador Osvaldo Sobrinho (PDT) é lembrado por 1,2% dos eleitores diamantinenses. O procurador da República em São Paulo, Pedro Taques (sem partido), que costura pré-candidatura ao Senado, surge na "lanterna" com apenas 0,4%. O percentual de eleitores indecisos chega a 29,1% . A pesquisa, realizada por meio do método Survey, foi feita junto a 247 moradores em 15 bairros.

Mato Grosso conta com três cadeiras no Senado. Nas eleições de outubro de 2010, apenas duas delas estarão em disputa, com o vencimento dos mandatos de Serys, eleita em 2002, e de Goellner, que tomou posse em fevereiro do ano passado com o falecimento do senador Jonas Pinheiro, que havia sido reeleito em 2002. Já o mandato de Jayme prossegue até 2012.

Segunda Vaga

A Mark levantou junto aos diamantinenses, um dos 141 municípios do Estado, qual seria o nome preferido como segundo voto para senador. No mesmo cenário, quando questionados sobre em qual dos pré-candidatos votaria para a segunda vaga no Congresso Nacional, 14,2% dos eleitores entrevistados citaram o tucano Antero Paes de Barros e, outros 12,1%, o republicano Wellington Fagundes. Riva teria o segundo voto de 11,7% e, Abicalil, de 7,3% dos entrevistados. Em seguida, aparecem Osvaldo Sobrinho, Pedro Taques e Gilberto Goellner, respectivamente, com 4,9%, 3,2% e 0,8% das intenções de votos para a segunda cadeira no Senado. O índice de indecisos chega a 40,1%.

Em outro cenário, com Serys Marli concorrendo à reeleição no lugar de Abicalil, Riva mantém a liderança com 29,6% das intenções de voto, seguido de Antero e Fagundes, com 17,4% e 10,9% respectivamente. A senadora Serys só aparece na quarta colocação, com 2%, seguida de Goellner com 1,6%. O procurador Pedro Taques é lembrado por 0,8% dos eleitores entrevistados e, Sobrinho, por 0,4%.

Quando perguntados para quem dariam o segundo voto de senador, 13% dos entrevistados apontaram Fagundes. O republicano aparece tecnicamente empatado com Antero e Riva, respectivamente, com 11,3% e 10,9% das intenções de voto. Serys aparece novamente na quarta colocação, com 4,9%, seguida de Pedro Taques, com 3,2% e de Sobrinho, que tem 2,4%. O senador Goellner segura a lanterna, com 0,8%. Os indecisos somam 47,8% e os que disseram votar em branco ou nulo somam 5,7%.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158722/visualizar/