Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Junho de 2009 às 12:21
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Num eventual segundo turno na disputa pelo Palácio Paiaguás, mesmo a 15 meses do pleito e diante de um cenário de completa indecisão sobre candidaturas majoritárias, o nome do prefeito da Capital Wilson Santos é o mais cotado junto aos eleitores de Diamantino, conforme a pesquisa estimulada do instituto Mark. Se o tucano disputasse hoje a sucessão do governador Blairo Maggi com o democrata Jayme Campos, seria o vitorioso com aval de 48,2% dos eleitores. Jayme teria 11,3%. Com estes dois no páreo, 37,7% se mostram indecisos (cenário 1).

Caso a disputa no segundo turno ficasse entre Santos e o empresário republicano Mauro Mendes, a exemplo do que aconteceu na disputa pela Prefeitura de Cuiabá no ano passado, o prefeito tucano levaria vantagem novamente. Santos figura com 52,2% da preferência, enquanto o republicano aparece com apenas 6,1%. O índice de eleitores indecisos chega a 38,5% (quadro 2). Na disputa entre Santos e o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), o tucano venceria com 53,4%. Outros 6,9% dos entrevistados votariam no peemedebista. Nesse caso, os indecisos chegam a 36,4% (ver cenário 3).

Os eleitores de Diamantino também preferem o nome de Santos na corrida ao Paiaguás contra outro virtual candidato do PR, o prefeito de Água Boa Maurício Tonhá, o Maurição. Nesse caso, a goleada do tucano seria de 54,3% a 0,4%, enquanto 41,7% se mostram indecisos. Na disputa contra Otaviano Pivetta, o prefeito Wilson Santos venceria, mas com maior dificuldades. Do mesmo grupo político do prefeito cassado Erival Capistrano (PDT), o deputado Pivetta acumula o surpreendente índice de 23,9% das intenções de voto em Diamantino. Santos chega a 44,5% (cenário 5). Outros 29,1% disseram estar indecisos e 2,4% votariam em branco ou nulo.

Na disputa direta com outro republicano, desta vez com o deputado Sérgio Ricardo, Santos venceria com folga: 54,3% a 0,4%. Caso a disputa num eventual segundo turno fosse entre Santos e o juiz federal Julier Sebastião da Silva, o prefeito de Cuiabá teria também larga vantagem, segundo os eleitores de Diamantino. O placar seria 54,7% a 0,4% (quadro 7). O índice de indecisos chega a 41,3%.

Em outra simulação de segundo turno entre Santos e o presidente estadual do PPS e ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, o prefeito de Cuiabá manteria a dianteira, com 54,7% das intenções de voto. O socialista foi lembrado por apenas 0,4% dos eleitores entrevistados. Foram feitas 247 entrevistas em 15 bairros. A pesquisa é estimulada e a margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158724/visualizar/