Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Junho de 2009 às 12:09
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Se as eleições para a escolha do sucessor do governador Blairo Maggi (PR) fossem hoje em Diamantino, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) venceria todos os seus virtuais adversários, conforme aponta pesquisa estimulada do instituto Mark feita no último sábado (6). Num primeiro cenário com os nomes de Santos, do deputado estadual e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), do senador Jayme Campos (DEM), do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e do presidente da Federação das Indústrias de Estado e candidato derrotado à Prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes (PR), o tucano teria 34,4% das intenções de voto.

Na terra do prefeito cassado Erival Capistrano (PDT), afilhado político de Pivetta, o deputado pedetista surge surpreendentemente em segundo lugar, com 24,7% das intenções de voto. Jayme fica na terceira colocação, com 10,9%, enquanto Silval aparece em quarto lugar, com 3,6%. Mauro Mendes amarga a última colocação, com 2,8%. O índice de indecisos chega a 21,5%, enquanto 2% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto.

Num segundo cenário, em que o candidato do PR seria o deputado Sérgio Ricardo ao invés de Mauro Mendes, o percentual continua praticamente o mesmo. O tucano lidera com 36,4%, ao passo que Pivetta chega a 26,3%. Jayme obtém 11,3%, Silval registra 3,6%. Sergio Ricardo levaria o PR novamente à última posição com apenas 0,4% das intenções de voto. Os indecisos somam 19,4%. Outros 2,4% admitiram votar em branco ou nulo.

Num embate eleitoral sem candidato do PR do governador Blairo Maggi, Wilson Santos mantém a liderança com 36,4%, seguido de Pivetta com 26,3%. O senador Jayme Campos aparece novamente na terceira colocação, com 11,3%. O peemedebista Silval está em quarto, com 3,6% das intenções de voto. O percentual de indecisos é de 19,8%.

Já numa disputa entre Santos, Pivetta e o presidente da Assembleia, José Riva (PP) - ver cenário D -,, Santos ficaria com 38,5% em Diamantino, enquanto o pedetista alcança a 20,6% e, Riva, 5,7%. Outros 32% garantem que ainda não decidiram sobre o voto nas eleições de 2010 e, 3,2%, adiantam que vão votar em branco ou nulo com o cenário de possíveis candidatos que se desenha hoje.

Numa briga eleitoral (sem Silval Barbosa), entre o prefeito cuiabano, o senador Jayme Campos e o pré-candidato do PR, Mauro Mendes, Santos vence "de lavada", com 44,1% dos votos (ver quadro E). Jayme aparece em segundo lugar com 10,5%, enquanto Mendes detém apenas 4%. Nesta simulação, o índice de indecisos fica em 38,1% e os que pretendem votar em branco ou nulo somam 3,2%.

Numa simulação de disputa (sem Jayme Campos), entre Santos, Silval e o prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o Maurição (PR), o tucano tem 52,2% das intenções de voto (cenário F). O vice-governador é lembrado por apenas 4,9% do eleitorado de Diamantino, enquanto o prefeito republicano fica na lanterna, com 0,4%. O índice de indecisos chega a 38,9%.

Num quadro com os virtuais candidatos ao Paiaguás mais cotados até o momento, formado pelos pré-candidatos do PSDB, DEM e PMDB, o tucano Wilson Santos também lidera com 47,4% (cenário G). Em seguida, aparece Jayme com 10,1% e, Silval, com 6,9% das intenções de voto. Neste caso, o percentual de indecisos cai para 32,8%.

Se as eleições para governador tiveram como candidatos Santos, Riva e o juiz federal Julier Sebastião da Silva (sem partido), o tucano teria vitória esmagadora (ver quadro H). Ele chegaria a nada menos que 49,8% das intenções de voto, contra 6,5% de Riva. Julier foi lembrado por apenas 0,4% do eleitorado de Diamantino. O trabalho de campo envolveu 15 bairros no último dia 6. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa é estimulada, situação em que os entrevistadores apresentam uma relação com nomes de possíveis candidatos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158725/visualizar/