Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Maio de 2009 às 14:51

    Imprimir


O governo já admite que o crescimento da economia em 2010 deve ficar abaixo da previsão feita no Orçamento para o próximo ano. Em audiência pública no Senado, o ministro Guido Mantega (Fazenda) falou em uma expansão entre 3% e 4%, abaixo dos 4,5% previstos no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.

"Calculo algo entre 3% a 4% para o crescimento do Brasil em 2010", afirmou Mantega.

No começo do mês, o governo revisou também, pela terceira vez, o crescimento para a economia em 2009. A previsão original, de 3,5%, já havia sido cortada para 2% em março e caiu agora para 1%. Na previsão do mercado financeiro, haverá uma queda de cerca de 0,50%.

O ministro reafirmou nesta quinta-feira que o Brasil vai registrar no primeiro trimestre de 2009 o segundo período seguido de desaceleração da economia. Esse comportamento é considerado pelos economistas como uma "recessão técnica".

Ontem, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) --instituição da qual Mantega é professor-- divulgou um estudo apontando que o Brasil está em recessão desde o último trimestre de 2008. O recuo acumulado na economia desde então é de 3,6%.

O dado negativo vem depois do mais longo período de expansão no Brasil, com 21 trimestres seguidos de crescimento --entre o terceiro trimestre de 2003 e o terceiro trimestre de 2008. Neste intervalo, o país registrou avanço de quase 30%.

Ao comentar hoje o estudo, durante audiência pública no Senado, o ministro disse que esse período de desaceleração já está superado.

"No primeiro trimestre deste ano deveremos ter crescimento negativo, não sabemos de quanto, mas sabemos que houve. Esse conceito de recessão técnica pode ser utilizado ou não. Não vou criticar a instituição da qual eu sou professor", disse Mantega.

"Isso não diz nada do que está acontecendo na economia agora. No retrovisor, de fato, nós tivemos esse período de baixo nível de atividade."

O dado do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2009 será conhecido na segundo semana de junho.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/159193/visualizar/