Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 22 de Maio de 2009 às 00:08
Por: Edilson Almeida

    Imprimir


Não havia aquela estatueta estranha. Nem apresentadores famosos e tampouco gente ansiosa pela fama. Mas um tapete vermelho à frente da fachada dava um toque de noite de gala. E foi nele que o governador Blairo Maggi reinaugurou o Cine Teatro Cuiabá sob uma bateria de fogos de artifícios. Após música da Banda da Polícia Militar, ele entrou no saguão e subiu para a parte superior, acompanhado da primeira-dama Terezinha Maggi, o vice-governador Silval Barbosa, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, empresários, parlamentares a agentes culturais.

O clima, o ambiente e a forma fazia mesmo lembrar a noite mais famosa de Hollywood. E coube ao próprio governador Maggi dar o tom da celebração cultural: classificou o momento de encontro da cidade com sua história como “o Oscar da noite cuiabana”. Após anos e anos cercado de um tapume indecente, o Cine Teatro volta a funcionar. "Cuiabá e os cuiabanos vão reviver bons tempos" - preconizou o chefe do Executivo, entusiasmado com o feito de sua administração.

“Esperamos que com a obra pronta todos possam frequentar um ambiente muito legal como na noite de hoje, que está mais parecendo uma noite do Oscar da noite cuiabana”. Após falar com a Imprensa, o governador dirigiu para o palco para descerrar placa. Em seguida ele acompanha a apresentação da Orquestra do Estado de Mato Grosso, criada em 2005.

Entre as histórias que se houve no saguão do Cine Teatro, estão aquelas de que muitos namoros de atuais políticos e gente do meio cultural tiveram início no local. Maggi rememorou profissionais de Imprensa ao citar que começou a obra em 2003, com um circuito pelo patrimônio cultural no centro da cidade nos primeiros 15 dias de mandato. “A obra demorou para concluir, tinha muitos problemas”, disse, antes de afirmar que já “autorizou a compra de todos os equipamentos necessários para o Cine Teatro”.

O secretário de Cultura do Estado, Paulo Pitaluga, que atuou como um mestre de cerimônia, informou a importância do Cine Teatro como referência e ponto encontro da sociedade cuiabana desde 1942. “O Cine Teatro tem a ver com a históriadas pessoas que moram na Baixada Cuiabana e municípios vizinhos”, disse. “Estou muito satisfeito em poder devolver a Cuiabá e ao povo cuiabano um patrimônio histórico e de valor incalculável para Cuiabá”, sintetizou o peso do centro cultural.

Foram investidos R$ 4,6 milhões, R$ 2,4 milhões dos quais do Governo Federal, e os demais recursos do Governo do Estado. O Cine Teatro foi fechado em 1997 e reabre nesta quinta-feira. Desde às 19 horas, o trânsito na avenida Getúlio Vargas foi interrompido, assim como na Treze de Junho, no centro de Cuiabá.

Presentes à inauguração também políticos importantes do passado do Estado, o grupo intitulado Senadinho, composto pelo ex-governador Garcia Netto; o ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, atual secretário adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, entre outros. O Senadinho é composto de 32 membros e todos foram convidados. O prefeito Wilson Santos também acompanha a reinauguração. Também presentes funcionários da década de 1960 do Cine Teatro, como Aníbal Alencastro.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/159517/visualizar/