Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 21 de Maio de 2009 às 12:33
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Sorriso é o pólo da Região de Planejamento 10 do Zoneamento Socioeconômico e Ecologico (ZSEE) de Mato Grosso. O município sedia nesta quinta, sexta e sábado (21, 22 e 23), os seminários técnicos e audiência pública da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que trata do projeto, que define a política de ordenamento territorial do estado. É um instrumento técnico político de grande importância para o planejamento estratégico estadual em consonância com as diretrizes brasileiras da Política Nacional do Meio Ambiente. O evento está programado para o Centro de Tradições Gaúchas Recordando os Pagos, no Bairro Bom Jesus, a partir das 9 horas.

A região de planejamento 10, além de Sorriso, é composta por Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Tapurah.

O municipio de Sorriso é um dos maiores colaboradores do ranking nacional da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas. Mato Grosso por sua vocação, a exemplo de 2004, entre os 10 maiores municípios brasileiros produtores de diversas culturas, 7 pertenceram o estado com destaque para Sorriso: o maior produtor de soja.

Os novos estudos de aproximação das realidades socioecenômicas e ecológicas resultou na constituição de 4 categorias de uso sustentável, 173 zonas contendo terras indígenas e unidades de conservação criadas e, ainda, 15 zonas indicadas para estudos específicos visando a implantação de unidade de conservação. As categorias foram definidas como: 1) Áreas com estrutura produtiva consolidada ou a consolidar; 2) Áreas que requerem readequação dos sistemas de manejo; 3) Áreas que requerem manejos específicos e; 4) Áreas protegidas.

Para Sorriso e região, a comissão do ZSEE colherá sugestões sob todos os aspectos a serem aditadas ou modificadas em suas categorias e as externará aos participantes da audiência pública, que em plenária acatam ou não as pontuações. Todas as decisões serão destinadas ao relatório final, sob responsabilidade da Assembleia Legislativa. O novo ZSEE será colocado à votação pelo Pleno da AL/MT em julho e posteriormente enviado à sanção do Governo do Estado, autor da proposta. (mensagem 25/2008)

A Comissão Especial do ZSEE é formada pelos deputados Dilceu Dal Bosco, presidente; Percival Muniz, vice; Alexandre César, relator; Airton Português e Adalto de Freitas, membros; Jose Domingos Fraga, Otaviano Pivetta e Ademir Bruneto, suplentes.

“O ZSEE é muito importante para Mato Grosso, pois normatizará as ações para a preservação ambiental com atividades econômicas de forma sustentável. É uma forma de oportunizar a participação popular, para sugerir adequações à proposta de acordo com a realidade de cada região”, considera o presidente da ALMT, deputado José Riva, que fará a abertura oficial da audiência pública no sábado (23).





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/159567/visualizar/