Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 20 de Maio de 2009 às 15:05
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Sob alerta de que guarda a "sete chaves” todos os documentos relativos a sua gestão (2007/2008), o ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB), deu um verdadeiro xeque-mate em quase todos os vereadores reeleitos. Acuados e, com medo de que o peemedebista possa "abrir a boca", parlamentares pretendem esquivar da votação do processo sobre abertura de investigação e afastamento imediato de Lutero, acusado de deixar um rombo superior a R$ 3 milhões.

Segundo informações de bastidores, Lutero já teria se reunido com todos os veteranos e os colocado contra a parede. Deucimar, por sua vez, tenta reverter a situação e levar os parlamentares para a ala que defende a cassação do peemedebista. Por enquanto o placar é de 12 a 7 pela absolvição de Lutero. O pedido deve entrar em pauta nesta quinta.

Entre os reeleitos que votarão contra a criação da Comissão Processante e o afastamento imediato, estão Francisco Vuolo e Chico 2000 (os dois do PR), Lueci Ramos (PSDB), Ivan Evangelista (PPS), Leve Levi (PP), Lúdio Cabral (PT) e Júlio Pinheiro (PTB), que ocupa a vaga do licenciado Clovis Hugueney, o Clovito (PTB). Articulado, Lutero "convenceu", na base da pressão, outros quatro estreantes: Ralf Leite e Néviton Fagundes (ambos PRTB), Antônio Fernandes e Paulo Borges (os dois do PSDB) a aderirem ao grupo. Líder do prefeito Wilson Santos na Câmara, Borges recebeu orientação do Palácio Alencastro para seguir a maioria, não criar inimizades e, assim, deve votar pró-Lutero, ou seja, contra a abertura de investigação.

Temendo repercussão negativa junto à sociedade se vierem a votar a favor de Lutero, os vereadores Levi, Pinheiro e Néviton anunciaram que vão viajar. Assim, fogem do embate e contribuem para a não-criação da Comissão Processante - saiba mais aqui. A votação serão aberta. Deucimar estuda agora adiar a votação para a próxima terça, uma jogada para forçar os "viajantes de última hora" a estarem presentes à sessão.

Com 12 dos 19 votos a seu favor, Lutero está sorrindo à-toa pelos corredores da Câmara. Aposta que mais uma pizza será servida no Legislativo cuiabano. Segundo o Regulamento Interno, a Comissão Processante só poderá ser aberta por maioria absoluta. Nesse caso, são necessários 11 votos e, como a ala de Deucimar tem apenas 7, tudo indica que o pedido de investigação será arquivado, a exemplo do que aconteceu no ano passado, quando a petista Enelinda Scala pediu afastamento do próprio Lutero, que presidia a Câmara, e foi voto vencido.

Da bancada do PSDB, apenas Roosivelt Coelho se manifestou favorável à abertura de processo contra Lutero. O problema é que Lueci e Antônio Fernandes estariam articulando junto ao secretário de Trânsito e Transportes Urbano da Capital, vereador licenciado Edivá Alves, para que este "enquadre" Roosivelt e influencie na mudança de seu voto. Além dos dois tucanos, os pedetistas Adevair Cabral e Toninho de Souza, Washington Barbosa (PRB), Everton Pop, Domingos Sávio e Deucimar Silva defendem a cassação de Lutero. Deucimar tem direito a voto, mesmo sendo presidente porque, nesse caso, trata-se de abertura de processo investigatório.

Como estão os bastidores acerca do processo envolvendo Lutero Ponce

Pelo não-afastamento...

Francisco Vuolo (PR)

Chico 2000 (PR)

Lueci Ramos (PSDB)

Ivan Evangelista (PPS)

Leve Levi (PP)

Lúdio Cabral (PT)

Júlio Pinheiro (PTB)

Ralf Leite (PRTB)

Néviton Fagundes (PRTB)

Antônio Fernandes (PSDB)

Paulo Borges (PSDB)

Lutero Ponce (PMDB)

..e pela Comissão Processante

Roosivelt Coelho (PSDB)

Adevair Cabral (PDT)

Toninho de Souza (PDT)

Washington Barbosa (PRB)

Everton Pop (PP)

Domingos Sávio (PMDB)

Deucimar Silva (PP)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/159650/visualizar/