Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 15 de Maio de 2009 às 15:06
Por: Laryssa Borges/Direto de Brasí

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira a iniciativa do PSDB de ler requerimento e conseguir instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades cometidas pela Petrobras. Para Lula, ao pressionar pela instalação da CPI, os tucanos agiram como "irresponsáveis em uma briga de adolescentes".

O Plenário do Senado realizou na manhã desta sexta-feira a leitura do requerimento de criação da CPI que deverá apurar supostas irregularidades na Petrobras e na Agência Nacional do Petróleo (ANP). Com a leitura, a CPI só não se tornará uma realidade se for retirada parte das 32 assinaturas colhidas para fazer o requerimento de criação da comissão.

O prazo para retirada de assinaturas é até a 0h e o líder do PSDB Arthur Virgílio (AM) pressionou os senadores para que não tentem impedir a instalação da comissão.

Na quinta-feira, a base governista teria conseguido costurar um acordo para suspender a instalação da CPI ao alegar que o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, poderia ser ouvido por comissões do Senado antes de sua criação. O argumento era de que, caso o presidente da Petrobras não fosse convincente em seus esclarecimentos, aí sim se criaria a CPI. O suposto acordo contou com o apoio de partidos de oposição, exceto o PSDB que se irritou com a possibilidade de não ser feita a leitura do requerimento de criação da CPI.

Ontem teve tumulto no plenário da Casa, mas nesta sexta-feira os tucanos pressionaram e conseguiram fazer com que a leitura fosse feita.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/159888/visualizar/