Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 29 de Abril de 2009 às 23:43
Por: Julyana Travagli/Direto de San

    Imprimir


O Palmeiras fez o que queria no primeiro tempo e não sofreu gols. Willians entrou na segunda etapa e quase que a estratégia não dá certo. Mas Cleiton Xavier resolveu aos 41 minutos e o Verdão conseguiu, de forma heroica, a classificação ao vencer o Colo Colo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira. Jogando no Monumental, os paulistas carimbaram a ida às oitavas-de-final da Taça Libertadores , mesmo com um jogador a menos e duas bolas na trave.

O Verdão terminou a competição com a segunda colocação no Grupo 1, com dez pontos. O Sport, que venceu a LDU por 3 a 2, ficou com a liderança.

No primeiro tempo, objetivo de não tomar gols é alcançado

Vanderlei Luxemburgo optou por um meio-campo povoado para apertar a marcação sobre o adversário. Escalou Wendel na lateral direita e o jovem Souza na cabeça-de-área. O objetivo era não sofrer gols no primeiro tempo e não deixar o adversário jogar. O Verdão conseguiu.

O visitante sufocou a saída de bola do Colo Colo. Pierre grudou em Torres, pelo menos até ele sair de campo machucado e ser substituído aos 15 por Caroca. Uma preocupação a menos para os paulistas.

E, apesar da forte marcação sobre os chilenos, o time do Palmeiras não deixava de criar. Keirrison era o único atacante em campo, mas Cleiton Xavier e Diego Souza não deixavam o camisa 9 sozinho e também ajudavam a incomodar a defesa adversária. Aos 13, Armero arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Cleiton Xavier que escorregou, pegou mal na bola e chutou por cima do gol de Muñoz.

Aos 23, o Palmeiras quase abriu o placar. Maurício Ramos deixou a bola de Wendel passar e Keirrison pegou na veia, mas carimbou o travessão. A torcida palmeirense não acreditou. Aos 29, Diego Souza aproveitou a bobeada da defesa e lançou o camisa 9, que mais uma vez dominou e fez tudo certo, mas acertou a trave direita de Muñoz.

Depois de duas carimbadas palmeirenses, a melhor chance do Colo Colo aconteceu aos 34 minutos: Lucas Barrios recebeu uma bola na entrada da área e chutou cruzado. Marcos só olhou a saída pela linha de fundo, com perigo. Aos 40, Carranza cobrou falta de fora da área e Figueroa chegou a cabecear, mas o camisa 12 ficou com a bola.

Keirrison ainda teve mais uma oportunidade nos minutos finais, ao receber uma bola de Wendel na área, mas faltou um pouco mais de domínio para o atacante, que concluiu mal. O Alviverde foi para o intervalo feliz por não ter sofrido gols, mas chateado por ter perdido boas oportunidades de fazer o seu.

Um a menos e frustração

Na segunda etapa Luxemburgo deixou claro que não podia mais esperar pelos gols e colocou Willians no lugar de Wendel. O atacante entrou para ajudar Keirrison a sufocar a defesa chilena e marcar, pois o empate classificava o dono da casa.

No entanto, foi o Colo Colo que fez uma pressão no Verdão logo no início do segundo tempo, beneficiado por erros de passe do Palmeiras. Em uma bola cruzada na área, Barrios dominou com a mão e o juiz viu. O lance não valeu nada.

Com o jogo mais aberto, Diego Souza concluiu, mas Muñoz fez a defesa. O troco do Colo Colo veio aos 13, com Barrios, que chutou forte para o gol. Pierre impediu que a bola entrasse, tirando de peito. O volante palmeirense, sentindo dores, precisou deixar o jogo.

Para piorar, em pouco mais de dois minutos, Marcão deixou o Palmeiras com um a menos. Ele recebeu um amarelo aos 16 e um vermelho aos 18, por se jogar no corpo do adversário. Desespero para os paulistas, que viam o anfitrião avançar.

Mas o ímpeto do Colo Colo foi diminuindo aos poucos. Aos 25, o Verdão voltou a frequentar a área chilena. Keirrison recebeu quase na linha de fundo e cruzou para Diego Souza que, diante do gol, tentou a bicicleta, mas não teve sucesso. O dono da casa, pensando no regulamento, tocava mais a bola e arriscava de vez em quando.

Pressão, alívio e festa

Diego Souza, que bateu a cabeça em uma disputa de bola, precisou deixar o campo, pois sentia náuseas. Ortigoza entrou carregando a última esperança do Palmeiras de buscar a classificação. E ele deixou a torcida empolgada aos 38, quando lançou Willians, que chutou forte. Mas Muñoz, em grande defesa, espalmou e impediu o gol.

Aos 40, Maurício Ramos também chegou perto de fazer, de cabeça, mas a bola passou por cima do gol. O desespero tomava conta dos palmeirenses. E o gol salvador, enfim, aconteceu. Aos 41, Cleiton Xavier, de fora da área, arriscou o chute forte, e acertou o ângulo de Muñoz, que nada conseguiu fazer.

Era a vez do Alviverde segurar o resultado, algo que o Colo Colo fez durante todo o segundo tempo. A torcida palmeirense no Monumental não parava de cantar. E terminou a partida rindo por último, com a vaga assegurada. Festa também no gramado!





Fonte: Globoesporte.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/160688/visualizar/