Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Abril de 2009 às 13:16

    Imprimir


Um professor da UFMT que chegou na noite desta segunda-feira do México está internado em observação em Cuiabá. Apesar de não apresentar nenhum sintoma da doença da gripe suína, ele passou por exames para verificar se ele contraiu o vírus influenza. A identidade do professor não foi revelada, nem o local em que ele está internado na capital.

Segundo o superintendente do Centro de Informação Estratégica de Vigilância e Saúde de Mato Grosso (Cieves-MT), Aparecido Rodrigues Marques, o professor viajou no dia 17 de abril até a Cidade do México, onde permaneceu durante seis horas no Aeroporto Internacional. Em seguida, seguiu em outro voo para o Texas, nos Estados Unidos. No dia 24, o professor retornou ao México e viajou para o interior do país, especificamente à cidade de San Cristoban de Las Casas. Ele retornou à Cidade do México ontem, de onde partiu para Guarulhos (SP) e Cuiabá.

No aéroporto do México, o professor disse ter presenciado toda a preocupação dos passageiros com relação à gripe suína. Viu funcionários de companhias aéreas usando máscaras e disse que não sabia como proceder, pois não recebera nenhuma orientação.

Preocupado com o que presenciou no país, o professor da UFMT procurou imediatamente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assim que desembarcou no aeroporto de Guarulhos. Disse ter vindo de uma região endêmica, mas reclama de não ter recebido qualquer tipo de informação por parte dos funcionários da agência sobre como proceder.

Assim que chegou a Cuiabá, na noite desta segunda-feira, o professor foi imediatamente a uma policlínica e evitou ter contatos com a própria família. O receio dele é porque tem uma filha com apenas seis meses de vida e queria evitar, caso estivesse portando o vírus, que a doença pudesse se alastrar. Na capital, foi submetido a exames e permanece em observação. Pelo protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), pacientes devem permanecer 10 dias em observação para verificar se desenvolve ou não a doença.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/160745/visualizar/