Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 28 de Abril de 2009 às 12:51

    Imprimir


Historicamente e nos dias atuais, o Barcelona reproduz em grande parte a filosofia holandesa de jogo que tem mostrado ao longo dos tempos mais arte que resultados. E é contra o técnico holandês do Chelsea, Guus Hiddink, que o time catalão terá que lutar a partir desta terça-feira, no Camp Nou, por uma vaga na final da Liga dos Campeões.

Nesta terça-feira, Barcelona e Chelsea fazem o jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões. Além de figurarem entre os melhores da Europa nos últimos anos, as duas equipes ficaram marcadas por partidas polêmicas no mata-mata e na fase de grupos da competição.

"O Barcelona apenas tem a obrigação de fazer um jogo atrativo. Acho que muitos outros treinadores poderiam estar fazendo o mesmo trabalho que eu, mas eu fui escolhido. É uma honra ser considerado um aluno de Cruyff", disse Josep Guardiola, técnico do Barcelona, que era atleta de Cruyff no título continental de 1992.

Aquela foi a primeira conquista da Copa dos Campeões do Barcelona, que viria a ganhar a Europa apenas 14 anos depois, novamente com um futebol vistoso -nas duas vezes, o Barcelona não conseguiu no final do ano o título do Mundial.

Os dois títulos europeus podem parecer pouca coisa dado o poderio histórico do Barcelona, que se acostumou há décadas a reunir grandes jogadores e treinadores. Cruyff, por exemplo, jogou sob o comando do lendário técnico holandês Rinus Michels no clube nos anos 70.

"Estamos apenas tentando dignificar o trabalho dele [o futebol total de Cruyff], com nosso estilo. É uma grande chance de mostrar ao mundo nosso estilo e tentar seduzir com nosso modo de jogar', falou Guardiola, que tem a melhor equipe do mundo", segundo Hiddink.

"Admiro muito a filosofia que o Barcelona mantém há anos. Sempre estão contratando jogadores por um estilo, uma maneira ofensiva. Messi é já um dos melhores do mundo muito jovem", falou o técnico.

Ele prevê um jogo de igual para igual mesmo na Espanha. "Ambos os times têm o estilo de atacar quando podem. O Chelsea não fica atrás e espera as coisas acontecerem. Mostramos bastante iniciativa. Acho que o jogo será mais ou menos aberto com os dois times indo à frente. Não seremos surpreendidos", falou Hiddink, que irá improvisar na lateral esquerda.

Como Ashley Cole está suspenso, ele optou por usar o português Bosingwa, lateral-direito de origem, na lateral esquerda para conter Messi -o argentino atua mais na ponta direita.

Hiddink levou as seleções de Holanda, Coreia do Sul, Austrália e Rússia a fases agudas de torneios importantes, mas não ganhou troféus com essas equipes. Por clubes, ele teve mais sucesso. Ganhou a Copa dos Campeões com o PSV em 1988.

NA TV - Barcelona x Chelsea - ESPN, ao vivo, às 14h45





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/160748/visualizar/