Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 18 de Abril de 2009 às 14:29
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Mais de 10 prefeitos que assumiram o mandato no dia 1º de janeiro deste ano já solicitaram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma auditoria “extra” das contas de gestores anteriores. É o que afirmou neste sábado (18) o presidente do órgão fiscalizador, conselheiro Antônio Joaquim. No entanto, os pedidos foram negados, pois, segundo o presidente, o TCE não tem estrutura para realizar auditorias à parte daquelas já feitas pelo órgão anualmente. “Mas solicitei aos relatores que antecipassem a análise dessas contas”, informou Antônio Joaquim, que não soube dizer quais municípios fizeram as solicitações.

Um dos prefeitos que protocolou o requerimento ao TCE é o de Cáceres, Túlio Fontes (DEM). Segundo o democrata, ao assumir a prefeitura foi detectado um rombo de R$ 10 milhões de restos de contas a pagar por parte do seu antecessor, Ricardo Henry (PP), que foi eleito no pleito de 2008, mas teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.

Como o TCE não deferiu a auditoria, a Prefeitura de Cáceres deve marcar nos próximos 15 dias a data para a realização de um pregão, que visa contratar uma empresa que fará a auditoria contábil, financeira, patrimonial e pessoal, da gestão de Henry. O Ministério Público Estadual vai aguardar a conclusão desta auditoria para abrir ou não um processo de investigação contra a ex-prefeito progressista. “Estamos dependendo do levantamento que será feito pela prefeitura. Não posso afirmar que há ou não indícios. Ao final da auditora, solicitaremos uma cópia dos dados”, declarou o promotor de Patrimônio Público de Cáceres, Wagner Antônio Camilo.

Os julgamentos das contas de gestão devem iniciar a partir de junho deste ano. A garantia é do presidente Antônio Joaquim. Segundo ele, o processo deste ano terá uma novidade. “Além de emitirmos o parecer à Câmara, este ano o TCE julgar as contas de gestão dos prefeitos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161231/visualizar/