Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Abril de 2009 às 05:05

    Imprimir


Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina são os três estados brasileiros considerados referências na área de sanidade avícola, dentre os 22 que participam do Plano Nacional de Prevenção à Influenza Aviária e Doença de Newcastles.

O anúncio nacional da classificação dos estados foi feito hoje (17), em Curitiba, por Inácio Kroetz, secretário nacional de Defesa Agropecuária, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ele participou do encontro promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) que reuniu 1,5 mil pessoas sob o tema Sanidade: Garantia de Desenvolvimento.

É a segunda auditoria realizada e os resultados servirão de base para o setor público e a iniciativa privada de cada estado para que adotem medidas corretivas necessárias para melhorar a capacidade de gerenciamento e reação em caso de detecção de alguma doença no plantel.

“Com o relatório em mãos é mais fácil saber quais os pontos fortes e fracos da atividade em cada região. A classificação é específica para regionalizar o risco”, afirmou Kroetz.

A criação do sistema de classificação, de acordo com o secretário, atendeu a uma reivindicação do setor produtivo, dentro do programa de regionalização da avicultura brasileira.

Ele explicou ainda que o plano nacional tem o objetivo de fortalecer a estrutura de defesa sanitária e dar garantias aos consumidores sobre a qualidade dos produtos avícolas brasileiros. “O frango é, em termos de volume, a carne com maior exportação do Brasil. Atualmente, o país responde por cerca de 30% de participação na produção e exportação de frango de corte no mundo”,disse.





Fonte: PnB Online, com Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161234/visualizar/