Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Abril de 2009 às 04:39
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Maracujá e horta podem gerar rentabilidade para integrantes da agricultura familiar

Cerca de 50 pequenos produtores rurais do município de Nortelândia, participaram na manhã desta sexta-feira (13), de uma reunião, com o objetivo de conhecer dois projetos que a administração municipal pretende implantar com o objetivo de melhorar a rentabilidade de famílias assentadas em três projetos de assentamento, dentro da agricultura familiar, como é o caso do Nossa Terra Nossa Gente, onde vivem 50 famílias. Nesta localidade, a prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pretende convencer as pessoas a apostarem na cultura do maracujá e na horticultura, como fonte de renda.

Para isso levou ao encontro técnicos para esclarecer sobre vários fatores, no caso do maracujá sobre exigências climáticas, formação de mudas, preparo do solo, adubação e plantio, entre outras nuances da cultura feitas pelo técnico da Tropical Frutas de Tangará da Serra. O proprietário da Agrotec, uma empresa de consultoria, Leocir Cardoso Moreira, falou sobre a compra direta de produtos pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), com doação simultânea para entidades do município.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes de Resende, anunciou a realização a partir do próximo dia 06 (seis) de maio, uma quarta-feira, da Feira dos Produtores Rurais, onde estarão sendo comercializadas a produção rural da cidade. Para isso, técnicos da pasta já estão visitando as propriedades rurais para identificar os interessados em colocar o que produz a venda todas as quartas-feiras, a partir das 19h30. A administração vai disponibilizar um veículo para transportar os produtos até o local. “Estamos orientando a todos de que é preciso ter preço, além da qualidade e diversidade” disse Ruberley Gomes. A pasta do desenvolvimento negocia ainda com a Secretaria Municipal de Educação e a administração a viabilidade de se adequar o cardápio da merenda escolar, adquirindo os produtos da Zona Rural, por várias razões que irão além da questão do fortalecimento econômico, mas pelo fato de que estes alimentos produzidos nos assentamentos e propriedades rurais particulares estão livres de agrotóxicos e são mais saudáveis. Na inauguração da feira haverá shows ao vivo e o sorteio de aparelho de tv e bicicleta.

Outra investida do governo é uma campanha que começa a ser desencadeada, buscando conscientizar a população a realizarem suas compras no município, deixando de investir no comércio vizinho, gerando renda e emprego para outros municípios. “É preciso que as pessoas tenham esta consciência de que comprando aqui na cidade, estamos fortalecendo nosso comércio, isso é de fundamental importância para o avanço que pretendemos atingir” frisou o secretário.

Uma campanha que começa nos próximos dias, realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Nortelândia e a prefeitura municipal vai sortear vários prêmios para quem fizer suas compras na cidade, entre eles estão motos, televisores entre outros.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, garantiu que a atual gestão está empreendendo todos os esforços para transformar a economia local em várias frentes, organizando, orientando e apoiando a classe empresarial urbana e rural, fomentando a produção agrícola e o desenvolvimento urbano.

Participaram do evento os vereadores Benedito Hudson Monteiro Mayer e o presidente do poder legislativo, Aníbal de Oliveira, e o prefeito Municipal Neurilan Fraga.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161235/visualizar/