Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 13 de Abril de 2009 às 23:31

    Imprimir


O Governo anunciou que fará o pagamento de plantões para que um número maior de médicos atendam nos postos públicos de saúde, e que ainda permaneçam por mais tempo atendendo os casos de suspeita de dengue em Cuiabá. O secretário de Saúde, Agostinho Moro, lembrou que a Prefeitura de Cuiabá é gestora plena da saúde na cidade, porém o Governo está totalmente aberto a realizar parcerias que beneficiem diretamente a população. Ele detalha que até o momento foram registrados 299 casos de dengue em todo Mato Grosso, destes 95 em Cuiabá, e 118 em Várzea Grande.

“Em Várzea Grande nós estamos com um número maior de ações devido a procura feita pela administração municipal. Estamos realizando a limpeza de terrenos baldios e verificando um número maior de residências” - explicou o secretário.

Para aproximar Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Saúde do Estado (SES), uma reunião estava marcada para esta segunda-feira (13.04) entre a equipe do prefeito Wilson Santos, o secretário Agostinho Moro, e o chefe da Casa Civil, Eumar Novacki. “O prefeito teve uma agenda externa e estamos remarcando para esta terça-feira (14.04), assim que ele chegar (Wilson Santos), uma reunião para definirmos como será a atuação conjunta na capital. O prefeito já disse que existe o total interesse em trabalhar em equipe”, comentou Novacki.

Algumas sugestões da população para o combate ao mosquito da dengue também foram analisadas durante a reunião do secretariado, como o uso de carros fumacês. No detalhamento do secretário de Saúde, ainda não foi definido seu uso na capital como um todo, porém sua aplicação não está descartada em alguns bairros. O gestor lembrou que o fumacê age somente em casos de epidemias generalizadas, uma vez que seu alcance se resume basicamente a parte frontal de cada casa. Para o combate direto, a SES está realizando ações com equipes diretamente aos focos, entrando e procurando possíveis criadores do mosquito.

Em uma ação inovadora em Mato Grosso, o helicóptero da Justiça e Segurança Pública foi utilizado neste sábado (11.04), para que os técnicos da Secretaria de Saúde monitorassem possíveis criadores do mosquito da dengue nos bairros com maior registro de casos da doença. Uma outra equipe por terra está indo nos pontos identificados pelo ar. Mesmo com a ação do Executivo, o chefe da Casa Civil destacou que somente o empenho individual e coletivo da população poderá combater a dengue.

Ainda na reunião do secretáriado, o gestor da SES informou a instalação de duas unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital. As unidades devem atender além de Cuiabá, Várzea Grande e cidades vizinhas. O objetivo das unidades é desafogar o Pronto Socorro da capital. A construção ainda não está com local definido, porém Augustinho Moro antecipou que uma deve funcionar na região da Morada da Serra e a outra na região do pedra 90.




Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161604/visualizar/