Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Abril de 2009 às 15:36

    Imprimir


Uma reunião que aconteceu na sala da presidência da Câmara Municipal de Nortelândia, na manhã desta quinta-feira (09), reuniu representantes de sindicatos e associações, secretários municipais e o chefe do poder executivo, com o objetivo de buscar o entendimento entre as entidades representativas.

As lideranças do meio rural ouviram do prefeito municipal Neurilan Fraga, reivindicação para que cessem a disputa pelo poder de controlar maior número de famílias e busquem o consenso entre a classe, facilitando a aplicação das políticas públicas de fortalecimento da produção rural e geração de renda. “Nosso governo quer todos unidos participando da execução das ações que estamos desencadeando, os conflitos emperram o processo é necessário o entendimento para que tenhamos sucesso” frisou ele.

Desde o inicio do ano, a administração vem implantando várias medidas importantes, entre elas a criação de uma cooperativa de produtores rurais que congregará todas as famílias assentadas bem como produtores particulares. Após discutir com todos os envolvidos no processo, a secretaria municipal de desenvolvimento anunciou para o próximo dia 17 de Abril a fundação da cooperativa que já conta com o número de associados necessários para sua abertura. A cooperativa será responsável em parceria com o executivo, por tocar os projetos que o poder público esta desencadeando. O atendimento aos produtores será prioritariamente feito para os que estiveram filiados à cooperativa e que estejam dentro das cadeias produtivas definidas. As três patrulhas mecanizadas serão administradas pela cooperativa e os técnicos contratados pela pasta de cuidará do desenvolvimento rural e urbano da cidade dará assistência aos produtores devidamente organizados. “É necessário fortalecer a classe, organizados poderão obter melhor resultado e para isso estamos preparando para que a secretaria possa dar total assistência aos produtores numa parceria com a cooperativa que será fundada”disse o prefeito.

De acordo com o chefe do executivo, o município deixara de ser paternalista em sua gestão, e ao invés de dar o “peixe” vai ensinar como pescar, capacitando todos os produtores e disponibilizando infra-estrutura para que possam andar com suas próprias pernas, fortalecendo a economia e gerando emprego na zona urbana.

Nos próximos dias, técnicos do município percorrerão toda a zona rural, promovendo um levantamento para identificar a disponibilidade de produtos para serem comercializados em uma feira semanal que será realizada no município. Assim que estiver de posse da potencialidade do meio rural, a secretaria irá coordenar o transporte e a venda na feira dos produtores rurais, a ser realizada todas as quartas-feiras, no período noturno. Paralelo a este trabalho irá intermediar junto aos supermercados, mercearias e armazéns, para que este adquira a produção rural do município como banana, mandioca, ovos, hortifrutigranjeiros, entre outros, destacando os benefícios como produtos com nenhuma incidência de agrotóxicos, saudáveis e mais baratos que os transportados dos grandes centros. “Isso vai fomentar e aquecer o comércio de nossa cidade vai trazer o que a Zona Rural produz de forma saudável para as prateleiras do nosso comercio, dessa forma que pretendemos fortalecer o meio rural” destacou o prefeito. Nesta semana o município começa a selecionar os proprietários rurais que queiram plantar maracujá já com garantia de compra por uma empresa do estado e que receberão treinamento para lidar com a cultura.

A diversificação da economia foi outro assunto discutido com a classe, proporcionando rentabilidade durante o ano todo, com a seringueira, apicultura, palmito, ovinocultura, gado de leite, e outras atividades que dará independência a agricultura familiar.

O objetivo é estabelecer parcerias com a sociedade que passa pelo entendimento das lideranças, associações e sindicatos, gerando beneficio a todos indistintamente, e aquele que não enquadrar nas novas diretrizes de governo, poderá ficar de fora do processo de criação de uma musculatura econômica sólida. “Vamos trabalhar com quem quer trabalhar, apoiar quem deseja ser apoiado, levar ações a quem deseja ser beneficiado” sentenciou Fraga.

O Presidente da Câmara, vereador Aníbal de Oliveira, falou em nome dos colegas para demonstrar o apoio do legislativo as medidas que o executivo está implantando para viabilizar a produção agrícola de Nortelândia, gerando renda e emprego. “ O Poder Legislativo é solidário e será um braço importante neste processo, estamos aqui para dizer que os vereadores apóiam as medidas e estamos prontos para continuar colaborando para o crescimento de nossa economia tão combalida” garantiu Oliveira.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nortelândia, Adércio Perovano, adiantou ao grupo que sua entidade apóia toda e qualquer iniciativa que possa significar melhoria na qualidade de vida do homem do campo e que será parceira deste novo modelo de gestão.

Nilvani Moura, presidente da Associação de Mulheres Produtoras do P.A Raimundo da Rocha, também hipotecou apoio aos programas de governo que somam forças para tirar o município da estagnação econômica em que vivem.

A presidente da associação de produtores, Veracy Ramos, foi outra líder rural que elogiou as iniciativas apresentadas até agora e apontou que o governo local está no caminho certo, ao perseguir de forma orquestrada uma política de fortalecimento da produção no meio rural.

Participaram da reunião, os secretários municipais Ruberley Gomes de Resende (Desenvolvimento Econômico), Jossimar Fernandes (Administração e Planejamento), o vice-prefeito Antônio Meira, e os vereadores Luiz Fernandes de Souza, Vagnir Barbosa Batista, Rubilan de Oliveira, Benedito Hudson, Luiz Garcia Taborda e Aníbal de Oliveira, além de técnicos da área da agricultura do município e Francisco de Oliveira Pedrosa (Associação do Assentamento São Francisco), Maria Iris Lopes de Freitas (Associação do Assentamento Nossa Terra, Nossa Gente), entre outros representantes e lideranças rurais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161836/visualizar/