Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 07 de Abril de 2009 às 09:59

    Imprimir


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu ontem em discurso o desenvolvimento da região nordestina e justificou os programas do governo, como PAC e o plano habitacional, voltados para as cidades mais pobres. Dilma estava discursando no encerramento do fórum dos governadores da Sudene, com uma plateia formada também por prefeitos.

"Se o Nordeste não se desenvolver, não haverá desenvolvimento definitivo no Brasil", disse a ministra.

Dilma disse que obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) serão usadas também para compensar os efeitos da crise nas localidades menores e que o governo estuda dar ajuda aos municípios devido à perda de arrecadação.

"O governo não vai agora deixar que a questão da crise recaia de forma mais pesada sobre o Nordeste e os seus municípios. O presidente vai manter essa preocupação", afirmou ela. E acrescentou que essas cidades poderão receber "contrapartidas" com o PAC.

A ministra disse que, apesar de o déficit habitacional concentrar nas maiores cidades, isso não significa que as menores não participarão do programa anunciado recentemente pelo governo. Anunciou que haverá construções de moradias em cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes e que há R$ 1 bilhão reservado para habitações rurais e ações sociais em pequenas e médias localidades.

Houve preocupação em acalmar os prefeitos também pela parte do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB-MG). Ao discursar, disse que faria uma "inconfidência": "O presidente me assegurou que está buscando solução para as prefeituras".

Na reunião da Sudene, foi acertado o programa de financiamento para a ferrovia Transnordestina. Do total de R$ 5,3 bilhões, cerca de 50% serão financiados pelo fundo da Sudene, BNB e BNDES, além de aportes do governo federal.

Segundo Dilma, a Transnordestina, que terá cerca de 2.300 quilômetros de linha férrea, é parte do planejamento de desenvolvimento do nordeste.

Na reunião, Lula assinou o decreto que regulamenta as zonas de processamento de exportação, as ZPEs.

"Vice-cara"

O encerramento foi com homenagens ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, criador da Sudene, e ao vice-presidente José Alencar. No seu discurso, Alencar agradeceu e lembrou o fato de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter chamado Lula de "cara". "Se ele é o cara, eu sou o vice-cara".





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162043/visualizar/