Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Abril de 2009 às 09:18
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Somente três secretários continuam como "intocáveis" nestes sete anos do governo Blairo Maggi. Yênes Magalhães responde pelo Planejamento e Coordenação Geral desde janeiro de 2003, quando o rei da soja assumiu o comando do Palácio Paiaguás pela primeira vez. A primeira-dama Terezinha Maggi se mantém no Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, enquanto Baiano Filho, apesar de ter se afastado por duas vezes, conduz a secretaria de Esportes e Lazer também desde a estréia de Maggi como governador. Enquanto isso, quatro secretarias (Casa Civil, Saúde, Educação e Desenvolvimento Rural) já tiveram quatro secretários.

A última mudança no primeiro escalão aconteceu na semana passada, com a saída do jornalista José Carlos Dias da pasta da Comunicação Social. O secretário-chefe da Casa Civil, major PM Eumar Novacki, acumula a Secom. Por enquanto, o governador não tem substituto definitivo. A tendência é que Novacki comande as duas pastas por um bom tempo. Dos integrantes do staff, o "novato" é José Aparecido dos Santos, o Cidinho, que deixou a presidência da AMM e responde pela secretaria de Projetos Estratégicos e do MT Regional.

Ex-vereador por Cuiabá, Yênes tem atuação técnica. Ele já esteve "grudado" em Roberto França, de quem foi secretário no primeiro mandato do ex-prefeito de Cuiabá. Flávia Nogueira saiu da administração e depois retornou ao staff. Começou na Ciências e Tecnologia e responde atualmente pela secretaria extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais.

Mudanças

O governo Maggi está no sexto secretário da Casa Civil. Começou em 2003 com Carlos Brito. Depois vieram Joaquim Sucena, Luiz Pagot, Antônio Kato, João Malheiros e, hoje, Novacki. A Saúde iniciou com Gabriel Novis Neves, depois veio Luzia Leão, Marcos Henrique Machado e, por fim, Augustinho Moro. As mesmas mudanças ocorreram na Educação, já comandada por Novis Neves, Ana Carla Muniz, Luiz Antônio Pagot e hoje sob Ságuas Moraes.

O Meio Ambiente começou com Moacir Pires, seguido por Marcos Machado e hoje está sob Luís Henrique Daldegan. Na pasta do Desenvolvimento do Turismo já passaram Ricardo Henry, Yêda de Oliveira, Pedro Nadaf e, desde o ano passado, é conduzida por Yuri Bastos. No Desenvolvimento Rural já estiveram Homero Pereira, Otaviano Pivetta, Cloves Vettorato (já falecido) e Neldo Egon.

Na Justiça e Segurança Pública o ex-deputado Carlos Brito substituiu Célio Wilson e, este, foi trocado por Diógenes Curado. Na Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti entrou no lugar de Pagot.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162051/visualizar/