Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 04 de Abril de 2009 às 12:53

    Imprimir


O ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (CE), uma das principais "estrelas" do PSB, visita Cuiabá no próximo dia 16. Ele terá duas agendas, uma pela manhã, quando abrirá o encontro estadual da legenda socialista e, às 16h, numa palestra para empresários no Serviço Social da Indústria (Sesi). Para o deputado federal Valtenir Pereira, que comanda o PSB no Estado, a presença de Ciro será fundamental para orientar os filiados sobre estratégias e organização rumo às eleições de 2010. Ciro já ocupou vários cargos, como de ministro da Fazenda e da Integração Nacional, e foi derrotado à Presidência da República duas vezes. Era militante histórico do PPS. O deputado cearense é considerado pelo PSB como a principal opção para uma nova candidatura ao Palácio do Planalto.

Em princípio, o PSB vai priorizar no Estado o projeto de reeleger o próprio Valtenir e também a deputada estadual licenciada Vilma Moreira, que se efetivou na Assembleia com a renúncia do hoje vice-prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB). O PSB está hoje na lista de partidos nanicos. Possui em Mato Grosso quatro prefeitos (em Barão de Melgaço, Nova Maringá, Torixoréu e Ponte Branca), 52 vereadores, o federal Valtenir e a estadual Vilma. O diretório estadual disse que vai iniciar discussões internas sobre política de alianças. Quer amarrar acordos que facilitem eleição de um federal e de até 3 estaduais. "Vamos avaliar todos os caminhos e as chapas".

Segundo Valtenir, que teve votação decepcionante para prefeito de Cuiabá no ano passado (14.386 votos, em 4º lugar dos 5 candidatos no primeiro turno), se no pleito de 2008 o PSB tivesse coligado com o DEM teria conquistado duas cadeiras de vereador. Curiosamente, nenhum das duas siglas elegeu parlamentar. "Precisamos fazer esse tipo de análise para não haver erro". O encontro do PSB do dia 16 será na Associação Mato-Grossense dos Municípios. Ciro será recebido na própria entidade para um almoço e, em seguida, abrirá o evento. "Estamos fazendo o trabalho de reconstrução do PSB", diz Valtenir Pereira, defensor público do Estado licenciado e que começou sua trajetória política como vereador em Cuiabá pelo PT.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162137/visualizar/