Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 02 de Abril de 2009 às 14:45

    Imprimir


Apesar da forte expectativa de uma retomada no crescimento econômico dos Estados Unidos ainda nesta ano, há chances de que o país enfrente outra recessão em 2010 decorrente da facilitação do crédito e do temor da inflação causada pelo enfraquecimento do dólar. Isso é o que mostra um relatório do instituto de pesquisa The Conference Board.

Os sucessivos planos de estímulo propostos pelo governo e as medidas do Federal Reserve (Fed, o BC americano) para acelerar a economia devem começar a fazer efeito a partir do último trimestre deste ano, segundo expectativas do governo.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos apresentou na semana passada o plano público-privado para retirar dos balanços dos bancos papéis "podres" (com alto risco de calote, como títulos lastreados em hipotecas e outros empréstimos). O governo prevê que, dessa forma, sejam mobilizados ao menos US$ 500 bilhões para compras de títulos desse tipo.

Reportagem da Reuters mostra que o país pode voltar a registrar crescimento econômico um ano depois da contração de 6,3% no último trimestre de 2008. As previsões apontam para uma queda anual do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA de 2,6% em 2009, a maior queda anual desde 1946, informa o instituto.

A pesquisa do The Conference Board aponta que as medidas de socorro podem minar as taxas de juros e jogar na casa dos bilhões a dívida pública americana, trazendo "consequências indesejadas".

"Se os EUA experimentarem uma recuperação muito rápida, há grande risco de outra recessão em 2010", diz Bart van Ark, vice-presidente e economista-chefe do The Conference Board. "Isso pode alimentar expectativas do retorno da inflação, o que acrescentaria incertezas ao cenário de recuperação econômica."

Van Ark afirmou que o país tem grande potencial para repetir um cenário de dupla recessão, como ocorreu em 1980-82, com uma alta dos preços das commodities após a queda do dólar e da facilitação do crédito.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162256/visualizar/