Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 02 de Abril de 2009 às 09:20
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), participou nesta quarta-feira (01.04), da reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, em evento que agregou representantes da comunidade acadêmica, sindicais, classes docente e discente da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A reunião foi motivada pelas insatisfações relativas à gestão do reitor, Taisr Mahmud Karim, relatadas pelos estudantes.

Contra o reitor da Unemat pesa suspeições de ingerência pelo fato de ele anunciar déficit da ordem de R$ 9, 1 milhões para o exercicio do calendário acadêmico de 2009. Segundo Taisir, a medida fora provocada pela crise econômica atual, mas que há recursos suficientes a creditar, relativos à retenção do Imposto de Renda (IR), Lei Kandir e outras receitas.

“Em nenhum momento tomamos atitude ilegal”, assegurou o reitor destacando que a Casa de leis estadual e o estado, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, pasta comandada pelo secretário Chico Daltro, promoveram na legislação avanços importantes no setor.

A presidente da Associação dos Docentes e Técnicos (Adunemat), Maria Ivonete, explicou que a direção da universidade não consultou os representantes legais citando os Conselhos. “A Assembleia trabalhou muito, mas há uma tentativa de colocar goela abaixo o calendário mágico que também foi mexido sem a participação dos conselheiros”, afirmou. “O governador disse melhorias relativas ao PCCS e que até sobraria recursos. Fizemos festa, entretanto, fomos surpreendidos com o anúncio do déficit justificado pela queda na arrecadação”.

O deputado José Riva, antes de relatar os avanços propiciados pela unidade de ensino superior público, considerou que “a pior coisa é decidir uma situação quando os dois lados tem razão”. Segundo Riva, o movimento estudantil é legítimo assim como a s medidas anunciadas.

O parlamentar progressista lembrou os percentuais elevados na receita que provocou demandas. “A Unemat deu passos importantes. Saltamos de 1% para 4,2% de forma progressiva. Os cursos aumentaram e daí veio a pressão pela demanda, aliás, acredito que o Brasil tem de rediscutir a política salarial do professor. Mas este é o momento de reunir todos os segmentos pertinentes para discutirmos a verdadeira Unemat que queremos”.

Riva sugeriu para o próximo dia 13 de abril, em Cáceres, um amplo debate sobre a sistemática atual, que provoca nos professores e representantes, suspeições pontuadas.

De acordo com o deputado, a arrecadação estadual de fato, se manteve nos seus patamares, todavia, a da União caiu. Para o presidente da AL, essa oscilação aponta aos déficits existentes.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162281/visualizar/