Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 02 de Abril de 2009 às 07:28

    Imprimir


"Quebrar o recorde não foi uma vitória sobre a natureza, mas uma harmonia entre o rio e eu". É com essa frase que o brasileiro Pedro Olívia resume a experiência de queda livre na cachoeira Salto Belo, no município de Campo Novo do Parecis (395 quilômetros de Cuiabá). Pedro, paulista de 26 anos, é o mais novo recordista mundial de queda livre com caiaque, um esporte conhecido como “caiaque extremo”. Ele encarou o desafio e deslizou 38 metros.

A façanha foi rápida, quase imperceptível, exatamente 2,9 segundos, mas foi o bastante para ficar para sempre na memória de Pedro. O audacioso caiaquista explica em seu blog que a cachoeira em Campo Novo do Parecis foi ideal para a queda. O volume de água de Salto Belo é duas vezes maior do que a das cataratas do Niágara, na divisa dos Estados Unidos com o Canadá. São mais de 5 mil metros cúbicos jorrando a cada segundo em uma temperatura de 21 graus. Mesmo assim, a geografia do local forma uma das quedas mais suaves analisadas pelo grupo.

Pedro e seu grupo de caiaquistas americanos percorram durante oito anos diversas cachoeiras do Brasil em busca de uma queda perfeita para estabelecer o recorde em desnível. Eles fazem parte da chamada "World Record Attempt Expedition" ou Expedição para Estabelecer Recordes Mundiais.

O grande volume de água facilitou a queda. Eles estimam que o caiaquista tenha caído numa velocidade de 113 quilômetros por hora. Todo o material foi filmado e será transformado em filme chamado "At Your Own Risk".





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162293/visualizar/