Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 01 de Abril de 2009 às 16:28
Por: Ana Paula Soares

    Imprimir


As políticas de prevenção à evasão escolar e maior rendimento no aprendizado infantil poderão receber um reforço no estado, com a inserção do Programa de Assistência Médica, Oftalmológica e Auditiva para os alunos matriculados nos estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental e Médio. Projeto de lei de autoria da deputada Chica Nunes (PSDB) autoriza o governo à criação de um calendário para realização dos exames nos estudantes do ensino público.

O projeto estabelece a obrigatoriedade da realização de exames preventivos, tanto visuais como auditivos, a serem feitos nos primeiros trinta dias do ano letivo. Determina, ainda, que o governo fica obrigado a doar óculos e aparelhos de correção auditiva aos alunos em que os exames detectarem a sua necessidade.

A parlamentar destacou a importância da escola no desenvolvimento futuro da criança. Segundo enfatizou, na escola é possível detectar alguns dos distúrbios que interferem no rendimento do estudante e que, futuramente, poderão trazer limitações a sua vida profissional e social.

A escola, conforme Chica Nunes, é a instituição que consegue aglutinar grande número de crianças, e por isso, permite uma ação programada de cunho preventivo, no que se refere à promoção da saúde ocular ou no diagnóstico precoce e pronto tratamento dos casos identificados.

"Muitas dificuldades de aprendizado são decorrentes de deficiências visuais, as quais não são detectadas pela falta de acesso dos alunos a exames específicos. A proposta irá contribuir para diminuir a ocorrência de problemas no aprendizado e a evasão escolar", defendeu Chica.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162304/visualizar/