Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 01 de Abril de 2009 às 07:20

    Imprimir


O prefeito Erisval Capistrano (PDT) é o 13º prefeito eleito com mandato cassado em Mato Grosso pela Justiça Eleitoral. O número representa um dos maiores quadros de cassação no país e atinge o índice de 9,2% dos 141 prefeitos do Estado. A cassação de prefeitos pela Justiça se deve ao descumprimento de regras eleitorais que vão desde a compra de votos a prática de caixa dois ou irregularidades na prestação das contas de campanha.

A perda dos mandatos tem levado a formação de um cenário político inusitado. Nos municípios de Araguainha, Nova Olímpia e Santo Antônio de Leverger, os presidentes das Câmaras de Vereadores estão respondendo temporariamente pelo poder Executivo. Isso porque a punição da Justiça Eleitoral também foi estendida aos vice-prefeitos eleitos. Nestes municípios, os eleitores deverão voltar as urnas para a escolha de um novo prefeito.

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou que qualquer eleição só será realizada após a apreciação do processo em terceira instância, o que impede o Tribunal Regional Eleitoral de marcar novos pleitos”, revela Edvaldo Rocha dos Santos, Secretário Judiciário do TRE.

A decisão leva a indefinição na maior parte dos municípios mato-grossenses. “Os casos de Araguainha e Novo Horizonte do Norte já foram apreciados pelo TSE, faltam detalhes para a realização de novas eleições”, revela Edvaldo Rocha.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162355/visualizar/