Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 31 de Março de 2009 às 13:13
Por: Naine Terena

    Imprimir


Ebinho Cardoso e Antony Santos Brito foram contemplados na edição 2008 do Projeto Pixinguinha que traz algumas novidades. Até a última edição, a Funarte selecionava os artistas participantes e centralizava a produção de todos os shows. Agora, dois músicos ou grupos de cada estado brasileiro foram contemplados com um prêmio financeiro, para produzir seus próprios espetáculos e gravar um CD. Os principais critérios de avaliação foram a qualidade, a originalidade e a contribuição para o desenvolvimento artístico e estético da música popular no país.

Ebinho Cardoso

Ebinho Cardoso realizará o show "Cerrado" nos dias 1, 2 e 3 de maio, através do Projeto Pixinguinha. O trabalho traz composições próprias e de outros artistas do cerrado brasileiro. No dia 1 de maio o Show acontece em Cuiabá no SESC Arsenal; no dia 2 em Chapada dos Guimarães, na praça Dom Wulibaldo; No dia 3 será a vez de Rondonópolis receber o artista. No município o Show acontecerá no Cais da cidade.

Ebinho Cardoso é um dos mais respeitados baixistas brasileiros da nova geração. O artista tem se destacado no cenário nacional e internacional pela forma inovadora com que toca o contrabaixo. Compositor, arranjador, educador e pesquisador, utiliza elementos atípicos ao baixo elétrico, mostrando as possibilidades do baixo como instrumento de acompanhamento, solo e principalmente de harmonia, característica de suas execuções que aliam precisão e refinamento. Reúnem traços do jazz as particularidades das músicas erudita e popular brasileiras. Para as suas apresentaçoes Ebinho Cardoso conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

Triêro

Embora o contemplado seja Antonio Brito, a proposta apresentará a caravana Triêro na Estrada, que estará nas cidades Cuiabá, Chapada dos Guimarães Nova Xavantina, Água Boa e Ribeirão Cascalheira. A proposta do Triero é realizar um show em palco; um cortejo (apresentação acústica interativa, na qual os músicos tocam junto ao público temas do cancioneiro popular e arranjos do próprio grupo) e uma oficina. O Triero é composto por Anthony Brito, Pedro Verano, César Henrique e Diogo Machado.

O Triero, desde 2002 eles se dedicam à construção des pífanos e ao estudo do seu toque. Ao mesmo tempo desenvolvem outros instrumentos musicais de bambu, como chocalhos, tambores, pau-de-chuva, saxofone, dentre outros. Em 2006 o Triêro lançou seu primeiro disco, Voz de Todas as Línguas, com shows em Goiânia, Cuiabá e Nova Xavantina. Neste show o Grupo homenageia o bambu, planta que catalisou a música desses amigos, com a irreverente e surpreendente Introspecção Número 1 para Phyllostachyse e Tuldóides. O público é convidado ao show ouvindo esse curioso arranjo com vários instrumentos construídos com bambu pelo próprio grupo.





Fonte: Assessoria SEC/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162396/visualizar/