Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 31 de Março de 2009 às 09:33
Por: Kelly Martins e Ademar Andreol

    Imprimir


Arquivo ODFaltando menos que 20 meses para as eleições de 2010, pelo seis dos 19 vereadores de Cuiabá já se articulam nos bastidores da Câmara Municipal como possíveis pré-candidatos a deputado estadual. Ao contrário de eleições passadas, não há nenhum deles com pretensões de disputar uma vaga na Câmara Federal.

Existem dois casos mais conhecidos. Ja década de 70, Gilson de Barros, à época no MDB, saiu da Câmara de Cuiabá, diretamente para Brasília. Mais recentemente, o atual deputado Valtenir Pereira ( (PSB), trilhou o mesmo caminho

Entre os nomes cotados na lista que deverá entrar na disputa por uma das 24 cadeiras na Assembléia Legislativa é o apresentador de TV, Everton Pop, do PP, vereador estreante e o mais votado nas eleições de 2008.Com um estilo populista, Pop vem se destacando em plenário e e ganha visibilidade, pois atua como presidente da Comissão de Ética, que no momento, está envolvida no caso polêmico que poderá acarretar na cassação do mandado do vereador Ralf Leite (PRTB), por quebra de decoro parlamentar.

Pelo mesmo partido está o presidente Deucimar Silva, ainda continue negando publicamente, parece ser um dos nomes mais cotados pela sigla. Com a máquina em mãos, o vereador disse ao Olhar Direto que recebeu o convite do deputado José Riva (PP), presidente da AL, para disputar a proporcional. Entretanto, teria recusado o convite a avalia que não faz parte dos seus projetos políticos. “Essa não é minha intenção. Pretendo terminar meu mandato como vereador e cumprir minha gestão á frente da Mesa Diretora”, declarou.

Também pelo PP, está o vereador Levi Levi, cotado para encarar a disputa rumo ao Palácio Dante de Oliveira. Questionado sobre o assunto, o progressista preferiu não emitir comentários.

Já o vereador Francisco Vuolo pretende entrar na briga pela maior legenda do Estado, o PR, partido do governador Blairo Maggi que elegeu 32 prefeitos, 228 vereadores, cinco deputados estaduais e dois federais. Apesar da crise política que a bancada republicana, mais conhecida como “turma da botina”, enfrenta atualmente no que se refere ao futuro político de Maggi, o vereador pretende angariar uma das cadeiras da Assembléia.Líder da sigla na Câmara, apesar de ressaltar que ainda é muito cedo para discutir 2010, Vuolo não descarta a possibilidade.

Pré-candidato declarado pelo PMDB, o vereador Domingos Sávio já articula a campanha política, principalmente no interior de Mato Grosso. Ele, que exerce o segundo mandato, tem percorrido alguns municípios para promover o arco de alianças e juntar forças políticas para a disputa.

O vereador Lúdio Cabral, única voz do PT no Legislativo cuiabano, também já manifestou intenções de se lançar como candidato a deputado estadual. Atualmente o petista, guiado pelo grupo que é minoria dentre as muitas als e tendências que formam o PT, prefere não fazer alarde sobre a campanha e afirma que a candidatura dependerá da “reação do povo”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162417/visualizar/