Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Março de 2009 às 16:57

    Imprimir


Ao discursar nesta terça-feira (24), o senador Jayme Campos (DEM-MT) reclamou do preço fixado pelo governo federal para a saca de arroz (60 kg) no estado do Mato Grosso. O senador explicou que o Decreto 6.557/08 fixou os preços mínimos para sementes e produtos agrícolas das safras de verão e de produtos regionais 2008/2009.

Para a saca do arroz longo fino em casca (tipo 1), informou o senador, foi fixado o preço de R$ 30,96 para as Regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste (e também para o estado do Paraná) e de R$ 25,50 para o estado do Mato Grosso.O mesmo aconteceu em relação ao arroz longo em casca (tipo 2). Em audiência pública no início do mês, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o senador disse ter reclamado do tratamento desigual ao Mato Grosso.

Jayme Campos ressaltou que a área plantada de arroz no Mato Grosso, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aumentou 10,4% na última safra. O senador disse que existem 42 indústrias de arroz naquele estado, com capacidade de produção de um milhão de toneladas de arroz em casca por safra.

- Não precisamos de preços mais baixos; precisamos de preços justos que recompensem o produtor, que estimulem a manutenção da pujança da rizicultura mato-grossense - disse o senador.

Jayme Campos considerou injusto que os rizicultores do Mato Grosso sejam prejudicados na fixação do preço mínimo de sua safra, quando todos os indicadores apontam para a força da produção de arroz no estado.

- Uma pessoa investe seu tempo, seu dinheiro, seu trabalho, consciente de que está fazendo um trabalho de excelência, enfrentando todo o tipo de risco próprio da atividade agrícola, para, no final, ver que seu esforço é considerado menos valioso do que o de outros. Que estímulo pode ter para continuar na atividade? - questionou o senador.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162703/visualizar/