Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 25 de Março de 2009 às 16:33

    Imprimir


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará na quinta-feira (26.03.09) mais um leilão de contratos de opção de venda de milho da safra 2009, o sexto deste ano. Inicialmente, a companhia havia programado cinco leilões para este ano, mas em função da demanda da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), realizará mais uma oferta pública esta semana.

O presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira, esteve na terça-feira (24.03.09) em Brasília e reforçou a importância dos leilões de milho para Mato Grosso durante reunião com o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Maria dos Anjos.

“Estamos finalizando o plantio da segunda safra de milho e os preços praticados no mercado estão abaixo do valor mínimo de R$ 15,38 estipulado pelo governo ao estado. Quando entrarmos no período de colheita é possível que os preços caiam mais ainda devido ao aumento da oferta física do grão”, pontuou o presidente da Aprosoja/MT.

Como resposta, José Maria garantiu que a associação não precisa se preocupar porque o Mapa está atento e, se necessário, vai intervir com mais leilões públicos.

A Aprosoja/MT fez uma série de reivindicações ao Mapa e algumas estão sendo atendidas, como a expansão no número de leilões; a limitação por CPF em 25 mil sacas (ante 49.500) e o aumento no número de contratos, que saiu de pouco mais de 7 mil para 12,867 mil no quinto leilão realizado no dia 19 de março.

Nos cinco leilões já realizados, Mato Grosso comercializou 1,1 milhão de toneladas, o que representa 16,17% das 6,8 milhões de toneladas previstas pela companhia para a safra 2009. A Aprosoja espera que as ofertas públicas alcancem pelo menos 2 milhões de toneladas, o que representará 30% da produção mato-grossense.

Segundo Glauber, o secretário de Política Agrícola do Mapa, Edilson Guimarães, sinalizou ainda para a realização de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro).





Fonte: Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162705/visualizar/