Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Março de 2009 às 14:38
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


O Governo de Mato Grosso, União e Rede Cemat conseguiram atingir em quatro anos 74,91% das metas de 122.180 ligações do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica - Luz para Todos. De 2004 a 2008, 73.484 famílias tiveram acesso à energia elétrica, sendo 25.536 ligações realizadas somente no ano passado. A meta para este ano é inserir outras 24.616 famílias no programa do Governo Federal, mas que também tem a contrapartida do Governo do Estado. A energia elétrica representa mais conforto nos assentamentos e fomento às agroindústrias.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) no Comitê Gestor Estadual do Programa Luz para Todos, Gilberto de Werk, destaca que na última reunião realizada no início do mês foi liberada 108 ligações específicas para agroindústrias como farinheiras, casa do mel, resfriadores de leite, mini-laticínios e despoupadeira de frutas. “A energia elétrica traz mais qualidade de vida nos assentamentos. Além do conforto, representa economia com o armazenamento dos produtos na geladeira, a irrigação do plantio com bomba d´água, entre outros benefícios”, comenta Gilberto de Werk.

No ano passado, 25 famílias do assentamento Bela Vista, em Cuiabá, foram inseridas no programa e passaram a receber energia elétrica. A chegada da luz trouxe mais renda e evitou o desperdício de alimentos na comunidade. Lá já existia o poço artesiano, mas a falta de energia impedia que a bomba d´água enviasse o produto para a casa dos assentados. Mas desde setembro, o problema foi contornado e a comunidade agora passou a comercializar o leite produzido, irrigar as plantações e armazenar galinhas caipiras em freezer para vender nas feiras livres.

LUZ PARA TODOS - A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita. As famílias sem acesso à energia são de baixa renda. Cerca de 90% têm renda inferior a três salários-mínimos e moram na zona rural. O objetivo do programa é levar a energia elétrica a estas comunidades para que elas a utilizem como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar.





Fonte: Assessoria Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162708/visualizar/