Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Março de 2009 às 02:37

    Imprimir


O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) encaminhou hoje (24) ao presidente Lula – por intermédio da Presidência da Câmara –, um pedido de providências e a consequente realização de ato administrativo junto ao Ibama referente à licença ambiental de instalação da ferrovia Ferronorte no trecho Alto Araguaia/Rondonópolis.

O deputado Carlos Bezerra foi procurado por gerentes da América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela obra, que lhe passaram a preocupação de que o cronograma para inauguração do trecho de 250 km até dezembro de 2010 pode ficar comprometido.

Os representantes da empresa afirmaram que a ALL está encontrando dificuldades para obtenção da licença ambiental de instalação junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

A ALL demonstrou que apresentou relatórios de que o projeto da obra foi executado com todos os detalhes solicitados pelo Ibama, atendendo a todos os critérios de impacto ambiental. No entanto, a equipe técnica do Ibama retarda a análise do mesmo, alegando “falta de tempo”.

“Precisamos da interferência do presidente Lula, com quem já estive várias vezes em audiência tratando do empreendimento, e o presidente reafirmou o compromisso de levar os trilhos até Rondonópolis. O emperramento dessa obra retarda o desenvolvimento não só do Centro-Oeste, mas prejudica o Brasil como um todo”, afirmou.

Para a região Centro-Oeste, estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), até 2010, investimentos na ordem de R$ 2,3 bilhões, para a execução de serviços administrados diretamente pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Entre as obras para as quais foram destinados recursos, destaca-se o trecho Alto Araguaia/Rondonópolis.

Bezerra lembra que sempre dedicou especial atenção ao empreendimento da Ferronorte, desde quando foi Governador de Mato Grosso, de 1987 a 1990. Naquela ocasião, nomeou como assessor especial para tratar exclusivamente da ferrovia o ex-senador Vicente Vuolo, “um guerreiro defensor desse complexo ferroviário”.

No Senado, Bezerra participou ativamente para aprovação de recursos do Orçamento da União para as obras de construção da ponte rodoferroviária entre Santa Fé do Sul (SP), e Aparecida do Taboado (MS), viabilizada por uma parceria entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo e inaugurada em maio de 1998.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162761/visualizar/