Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Março de 2009 às 14:03
Por: Alana Casanova

    Imprimir


Mato Grosso saiu à frente quando ainda em 2007 se antecipou ao processo para fazer do Estado sede da Copa de 2014, apresentando projetos técnicos e firmando contrato com empresas internacionais de consultoria. O cenário ficou mais favorável após a vinda da comitiva da Fifa à Capital (em fevereiro), e a constatação in loco de que na região do Pantanal, Cuiabá tem melhores condições de sediar a Copa. Agora, num segundo momento, o Governo do Estado reúne lideranças da bancada federal, estadual, a fim de manter esse favoritismo e aliar qualidade técnica com força política.

“Precisamos do engajamento da nossa bancada federal, o envolvimento dos deputados estaduais e demais lideranças políticas de Mato Grosso. Já apresentamos com antecedência os melhores projetos, criamos um fundo e o que precisamos agora é ter a convicção de que este movimento deve ser suprapartidário, pelo bem de Cuiabá. Nosso governo passa daqui dois anos, assim como o governo municipal, mas, as obras e os reflexos desse momento ficarão na história de Mato Grosso”, disse o governador Blairo Maggi, durante reunião na manhã dessa terça-feira (24.03), no Palácio Paiaguás, com representantes do Comitê Pró-Copa, secretários de Estado, deputados federais, estaduais e demais lideranças.

O anúncio das 12 cidades sedes da Copa foi prorrogado para final de maio e, até lá, o Estado fará um amplo trabalho com ações conjuntas em nível estadual e federal. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento e Turismo, Yuri Bastos, o objetivo da reunião foi subsidiar cada parlamentar para que possam defender a candidatura de Cuiabá em reuniões políticas dentro e fora do estado. “Todo político, assim como todo cidadão, tem o direito de manifestar seu apoio a um evento que vai transformar a realidade econômico-social de nosso estado”, disse o secretário ao lembrar que a candidatura de Cuiabá à sede dos jogos da Copa do Mundo 2014 está baseada em quatro pilares: vontade popular e união política; organização e eficiência; capacidade financeira do Governo do Estado; e fortes apelos turísticos e culturais.

O coordenador da bancada federal de Mato Grosso, deputado Carlos Abicalil, reiterou a necessidade dos parlamentares também da esfera estadual e municipal somarem esforços pela Copa e se comprometerem com uma agenda de divulgação. “O trabalho do Governo do Estado foi muito bem feito e os projetos muito bem elaborados, a partir de agora, toda a bancada federal vai colocar na agenda tanto no Congresso Nacional quanto nas reuniões ministeriais esse trabalho de divulgação e isso têm necessariamente que ser agenda de todos os políticos do Estado. Uma vez que nós usaremos também da influência política, não podemos esquecer que os formadores de opinião são peças fundamentais nessa atividade organizada que consiste em múltiplas iniciativas, mas, todas com o mesmo foco: o êxito de Mato Grosso no pleito final”, declarou Carlos Abicalil.

Participaram da reunião com o governador Blairo Maggi, o vice-governador Silval Barbosa, os secretários de Estado, chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, de Esporte, Baiano Filho, de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, de Comunicação, José Carlos Dias; os deputados federais, Wellington Fagundes, Homero Pereira, Valtenir Pereira, Pedro Henry e a deputada federal Thelma de Oliveira; deputados estaduais Roberto França e Alexandre César; presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione; e representantes da Federação de Voleibol, Fecomércio, Fiemt, CDL, Amace, Famato, CREA, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e Sinduscon.





Fonte: Assessoria Casa Civil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162818/visualizar/