Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Março de 2009 às 10:06

    Imprimir


Senador democrata lidera a corrida pela disputa do Governo em seu principal reduto eleitoral

O senador Jayme Campos (DEM) venceria hoje as eleições para o Governo do Etado em Várzea Grande, seu reduto eleitoral, com 36% dos votos válidos.

A pesquisa na modalidade estimulada revela ainda que o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), ocupa o segundo lugar na preferência dos eleitores do município com 30,5%. O deputado federal Carlos Abicalil (PT) está na terceira colocação com 7,5%, seguido do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), que contabiliza 6,3% - nessa fase do estudo.

O instituto Voice Pesquisas realizou a pesquisa em Várzea Grande, a pedido do Diário, no período de 14 a 15 de março passado. Foram entrevistados 600 eleitores de diversos bairros da cidade. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

O vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que teve nesta segunda-feira (23) lançada a sua pré-candidatura ao Governo pela legenda, possui 4,3% da preferência do eleitor da cidade vizinha. A mesma modalidade projeta 2,3% para o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot (PR). O republicano descarta no momento o projeto de disputar em 2010. Não responderam ou votariam nulos 13% dos entrevistados. Foram feitas várias simulações entre os prováveis candidatos para a eleição.

Em um dos cenários, é possível conferir a força política do deputado Sérgio Ricardo (PR) em Várzea Grande. Ao ter seu nome inserido na pesquisa estimulada, para o cargo de governador, Sérgio contabiliza 12,2% das intenções de voto. Lideram essa modalidade o senador Jayme Campos e o prefeito Wilson Santos, com 33,2% e 26,3%, respectivamente. Nesse cenário o deputado Carlos Abicalil obteve 11% e o vice-governador soma 5%.

O chefe do Executivo de Cuiabá conquista 47% da preferência dos votantes da cidade pesquisada, se tivesse como adversários Abicalil e Silval Barbosa. Abicalil, nessa fase, obteve 17,8% contra Barbosa, que contabiliza 6,3%. O senador Jayme Campos ostenta 51% numa disputa contra Abicalil, que detém nessa modalidade 15,7% e Silval Barbosa, que soma 8%.

O senador democrata venceria novamente a disputa ao comando do Estado, com 60,7% no município, se o adversário fosse o vice-governador Silval Barbosa - que obteve na pesquisa 8,8% nesse cenário. Novamente o senador Jayme Campos lidera a preferência do eleitor, com 56,7%, tendo como seu adversário o deputado Carlos Abicalil, com 15,8%.

A pesquisa revela ainda a vitória principal líder do DEM, em Várzea Grande que, na modalidade espontânea, soma 11% da intenção de voto do eleitor do município. Nessa fase do estudo, o prefeito Wilson Santos volta a ocupar o segundo posto com 7,3% da preferência do votante da cidade. O nome do governador Blairo Maggi (PR) surge nesse cenário com 4,3%. Os deputados Sérgio Ricardo e José Riva contabilizam 2,5% e 1,2%, respectivamente.

Essa fase da pesquisa também coloca em condição de empate o ex-candidato à prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes (PR), e o deputado federal Carlos Abicalil, com respectivo 1,2% das intenções de voto do eleitor várzea-grandense.

O mesmo cenário, na modalidade espontânea, mostra que nomes como do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio Campos, do ex-deputado Walter Rabello (PP), de Luiz Antônio Pagot e ainda da senadora Serys Slhessarenko (PT), somam menos de 1% da preferência do eleitor.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162837/visualizar/