Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Março de 2009 às 07:51

    Imprimir


A crise econômica mundial continua representando uma situação "extremamente preocupante e difícil", afirmou o diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn.

"A situação é extremamente preocupante e difícil. É o primeiro revés em mais de 50 anos para o crescimento mundial", declarou Strauss-Kahn em uma reunião em Genebra da OIT (Organização Internacional do Trabalho) nesta segunda-feira, em uma referência à previsão do FMI de uma contração da economia mundial em 2009 de entre 0,5% e 1%, divulgada na semana passada.

"Há uma possibilidade de recuperação em 2010, mas dependerá de certas condições, assim como das políticas corajosas que os governos adotarem", acrescentou.

"É preciso agir agora estimulando a demanda, porque as políticas monetárias atingiram seus limites", concluiu.

Na semana passada, o Fundo informou também que o PIB (Produto Interno Bruto) mundial terá um crescimento entre 1,5% e 2,5% em 2010.

"Apesar dos maiores pacotes de estímulo anunciados pelas economias desenvolvidas e os principais mercados emergentes, os volumes de comércio recuam rapidamente, enquanto os dados de produção e emprego sugerem que a atividade global continuaram a se deteriorar no quarto trimestre de 2008", apontou o FMI no relatório que será entregue ao G20 (grupo dos países desenvolvidos e principais emergentes), que se encontrará no próximo mês em Londres para discurtir meios de aplacar a crise.

O Fundo considerou que os países não fizeram o suficiente frente à recessão. Ele calculou que, dentro do G20, seu objetivo de dedicar o equivalente a 2% do PIB a planos de retomada ainda não foi atingido. "As respostas nacionais à crise mundial estão apenas começando. As medidas continuam sendo necessárias para restabelecer a estabilidade financeira", afirmou a instituição multilateral.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162940/visualizar/