Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 06 de Março de 2009 às 12:19
Por: Juliana Ennes

    Imprimir


A redução de preços de automóveis, devido a promoções no setor e a incentivos governamentais, com redução de IPI (imposto sobre produtos industrializados), fizeram com que a produção da indústria automotiva tenha se recuperado em janeiro, mesmo sem ainda retomar o patamar anterior ao agravamento da crise.

Com peso de quase 10% sobre a produção industrial, o setor automobilístico foi o principal fator para a leve recuperação da indústria no mês. Além da retomada de produção efetiva, para recomposição de estoques deteriorados em dezembro, o setor tem um elevado índice de encadeamento, isto é, tem grande capacidade de puxar outros setores.

Principal destaque no mês, veículos automotores registraram alta de 40,8%, após queda de dezembro de 40,8%, em coincidência de números. Em seguida, materiais eletrônicos e de comunicações, que incluem celulares, avançaram 28,4%, após cair 39% no mês anterior.

Alimentos e demais setores

Os alimentos, que têm menor poder de contaminação sobre outros setores, tiveram alta de 1,6%, após cair 4,3%. Os setores têxtil e borracha e plástico também apresentaram alta, de 10,3% e de 13,6%, respectivamente.

As quedas ficam por conta de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-9,5%), metalurgia básica (-4,7%) e refino de petróleo e álcool (-0,5%).

Segundo o coordenador de Indústria do IBGE, Silvio Sales, o começo de 2009 mostra uma reação frente a dezembro. "Uma reação generalizada e concentrada principalmente em setores de bens de consumo duráveis e bens de capital", disse.

Resposta rápida

No entanto, desde o início do aprofundamento da crise, os veículos automotores apresentaram queda de 36,5%, no acumulado de setembro do ano passado a janeiro de 2009. A aparente incongruência nos números mensais com o acumulado é explicada pela rápida resposta do setor, tanto na baixa quanto na alta.

"É um setor que responde rapidamente à questão do crédito, e foi estimulado com redução de imposto e houve reação da demanda [em janeiro]. A produção, praticamente paralisada em dezembro por férias coletivas, voltou a subir", disse Sales.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/163982/visualizar/