Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Março de 2009 às 07:48

    Imprimir


O presidente regional da maior sigla do Estado, o PR, Moisés Sachetti, aposta que o Congresso Nacional aprovará neste primeiro semestre a reforma política, que definirá as regras para o sistema político-eleitoral brasileiro. Estão previstos, por exemplo, a inclusão do financiamento público de campanha, o fim das coligações partidárias em eleições proporcionais (vereadores e deputados) e a lista fechada.

Para Sachetti, a adoção da lista fechada fortalece os partidos. Lembra que, nesse caso, o eleitor não vota no candidato, mas sim no partido, que passaria a ter o poder de escolher quais serão os seus representantes e quais deles terão prioridade para preencher as vagas. O dirigente republica acredita que a bancada do seu partido deva votar voto favorável à proposta, tanto no Senado quanto na Câmara. "O mandato parlamentar pertence ao partido e não ao candidato eleito. Assim, aquele que for expulso do partido ou que mudar de partido, perderá o mandato, que ficará com o suplente da mesma agremiação." Os tribunais eleitorais já têm entendimento nesse sentido, com manifestação de forma a garantir a posse do suplente da mesma sigla.

Já o financiamento público da campanha vai determinar o uso exclusivo de recursos do Orçamento Geral da União nas campanhas eleitorais, acabando com a dependência dos candidatos de financiadores privados. “Essas propostas fazem parte do pacote de medidas sugerido pelo governo federal e acredito que terão tramitação rápida na Câmara e no Senado”, diz Sachetti. Segundo ele, o PR vai discutir essas propostas com os dois deputados federais de MT (Wellington Fagundes e Homero Pereira) e com os filiados durante os encontros regionais que o partido fará neste semestre.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164100/visualizar/