Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Março de 2009 às 07:24

    Imprimir


A área social do município de Santo Afonso está ganhando um importante reforço, com a construção do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que teve inicio em janeiro e vai beneficiar a comunidade carente com a melhoria no atendimento as famílias.

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), liberou recursos da ordem de R$ 150 mil reais e mais R$ 4 mil reais de contra partida do município, para a construção da sede do centro de referência que terá recepção, copa, salas de atendimento, oficina, atendimento psicológico e jurídico, além de instalações para administração, almoxarifado e mais seis sanitários, sendo dois para portadores de necessidades especiais, dois para funcionários e outros dois para o público em geral.

As obras iniciadas após a posse do atual gestor já estão bastante adiantadas, e devem ficar prontas em breve, o que irá de acordo com a administração o Cras, vai inserir na sociedade populações vulneráveis socialmente, por meio de acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. No caso de Santo Afonso, um dos pilares para a construção da cidadania é a capacitação de mães para geração de trabalho e renda, ajudando no sustento da família.

Segundo o prefeito da cidade, Silvio Souto, a iniciativa de gerar trabalho e renda em Santo Afonso, se insere nos objetivos do Cras, mas não é o único. “Um dos objetivos maior é a de garantir o cumprimento dos direitos da comunidade, como encaminhar pessoas ao centro de saúde e retirada documentos, entre outros benefícios que irão obter com a entrada em funcionamento deste centro”, explicou Souto. “Ele foi mais além, o CRAS é importante principalmente para o trabalho de assistência social em locais de vulnerabilidade, e visam assegurar o fortalecimento dos vínculos comunitários, agindo de forma integrada com a saúde, a segurança e a educação”, salienta.

O desemprego é um dos grandes problemas do município, e com o centro de referência e assistência social, a administração pretende amenizar o impacto da falta de postos de trabalho, com a capacitação de mulheres e pessoas carentes da cidade, valorizando os envolvidos e provocando uma mudança na auto estima da população envolvida. “É preciso dar auto-estima e valorizar essas pessoas, capacitadas, elas podem buscar sua inserção no mercado de trabalho ou trabalhar por conta própria, incrementando a renda familiar”, sugere o prefeito.

Ele foi mais além, “As pessoas se sentem fracas com a impossibilidade de trabalhar por falta de conhecimento, e de ajudarem no sustento da casa. Com os cursos elas deixarão à ociosidade e terão condições para que comprem comida para os filhos com o próprio dinheiro”, ressaltou.

O CRAS servirá também para o encaminhamento das pessoas a outros atendimentos na rede municipal, como saúde e educação, se tornando uma ponte entre a administração pública e as pessoas em vulnerabilidade social.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164102/visualizar/