Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Fevereiro de 2009 às 13:10

    Imprimir


O secretário municipal de Agricultura do município de Santo Afonso, Gezy Mário Ramos, o Ziquinha, participou de reunião na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), onde se discutiu a cadeia fruticultura no estado, e a conseqüente industrialização desses produtos.

A administração municipal, através da pasta da agricultura, pretende implementar um arrojado programa com base na fruticultura, como fonte de geração de emprego e renda, aproveitamento a política do governo estadual de investimentos neste setor.

De acordo com Ziquinha, a fruticultura no estado ainda é tímida e a baixa qualidade do que é produzido, comprometem um melhor desempenho da cultura em Mato Grosso. “O estado tem uma grande extensão e muita terra para plantar, temos condições de suprir a demanda, e Santo Afonso pode contribuir, temos condições de produzir” disse o secretário.

O clima e a terra fértil propiciam um resultado positivo para os pequenos proprietários rurais, principalmente no que tange a agricultura familiar, tornando as pequenas propriedades auto sustentável, melhorando a renda do trabalhador. “ Se produzirmos em grande quantidade, podemos no futuro pensar na industrialização desses produtos, o que geraria emprego, assim aquecemos a economia a médio e longo prazo” salientou Ziquinha.

Mas para ele alguns pontos necessitam de atenção especial, como a capacitação dos produtores para este tipo de cultura, técnicos da área e a falta de união dos proprietários rurais. Na opinião do responsável pela agricultura de Santo Afonso, o fortalecimento do seguimento, seria melhor desencadeado com a criação de uma cooperativa de produtores. “ O sistema cooperativo é de fundamental importância para o sucesso deste tipo de empreendimento, é salutar que conscientizemos nossos empresários da necessidade de atuarem em conjunto de forma organizada” orientou.

Na reunião em que participou, ficou decidido que será criada o Arranjo Produtivo Local (APL), que será responsável por buscar parcerias com as entidades financeiras, capacitar técnicos. Outros assuntos serão discutidos junto ao consórcio intermunicipal de desenvolvimento da Bacia do Alto Rio Paraguai.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164242/visualizar/