Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Fevereiro de 2009 às 07:16
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Estudo apontará caminho para o desenvolvimento econômico

Uma equipe de técnicos do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresa de Mato Grosso (SEBRAE) estiveram nesta quarta-feira (18), no município de Nortelândia, onde se reuniram com empresários, vereadores, secretários municipais, pequenos proprietários rurais e integrantes do Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVAN), discutindo vários assuntos, entre eles a capacitação da classe comercial e a elaboração de um projeto de desenvolvimento econômico para o município, a partir de sugestões colhidas junto à população interessada e o levantamento das potencialidades local.

O Superintendente Regional do Sebrae/MT, José Guilherme, o Gestor de Projetos Industriais José Waldir Santiago Júnior, e Roque Zacariasi, Líder da Unidade de Políticas Públicas, em companhia do prefeito municipal Neurilan Fraga, visitaram os assentamentos rurais São Francisco, Nossa Terra Nossa Gente e Raimundo da Rocha, para conhecer o potencial das pequenas propriedades e após um estudo especifico ajudar a construir um projeto que viabilize os assentamentos, através da agricultura familiar.

O município já garantiu sua participação no Circuito Empreendedor do Sebrae, e em parceria com o órgão irá realizar em 12 de Março, um evento que contará com a participação do Secretário de Indústria de Mato Grosso, Pedro Nadaf, para discutir um amplo programa de desenvolvimento municipal.

José Guilherme, disse ter percebido na sociedade um desejo pela recuperação econômica, dada à participação da classe política e empresarial no encontro, e que o SEBRAE será parceiro desta busca. “É muito difícil ver vereadores, empresários, representantes de sindicatos e associações presentes neste tipo de discussão, quero dizer que podem contar com o Sebrae nesta definição” garantiu o superintendente.

O chefe do executivo explanou sobre seu programa de governo, que está focado na geração de emprego e renda, principalmente na disponibilidade de matéria prima que possa atrair a indústria para a cidade. Mas que emergencialmente vai buscar de alguma forma aproveitar a instalação de indústrias nos municípios vizinhos, para se beneficiar da abertura de postos de trabalho e da necessidade de empresas periféricas que atenderão os investimentos regionais. “Precisamos motivar os empresários, preparando-os para o mercado competitivo e capacitando-os para o novo momento que se avizinha” destacou.

A atual administração pretende elaborar um projeto de viabilidade econômica para as pequenas propriedades e paralelamente desenvolver o fortalecimento do comercio local, fomentando o empreendedorismo, por meio de micro e pequenas empresas. Outro caminho é o turismo de eventos, como uma das alternativas para gerar emprego e movimentar a economia do município de Nortelândia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164334/visualizar/