Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 12 de Fevereiro de 2009 às 15:31

    Imprimir


Levantamento divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Ministério do Meio Ambiente mostra que da lista de 36 municípios com mais desmatamento na Amazônia divulgada no começo de 2008, 14 aumentaram a área desmatada no período entre os anos de 2007 e 2008.

Pelo levantamento do ministério, o município com maior índice de aumento de desmatamento foi Nova Ubiratan, em Mato Grosso, seguido de Ulianópolis, no Pará, e São Félix do Araguaia (MT). "Não me acho culpado por esse desmatamento", disse Osmar Rossetto, do PT, prefeito de Nova Ubiratan. Ele afirma que houve redução da área desmatada em outros anos.

"Alguns municípios vão sair desta lista e outros, que estão desmatando, vão entrar", disse o ministro Carlos Minc. “Os que reduziram muito vão sair da lista. E nas próximas semanas vamos ver os critérios para isso. Agora, outros municípios vão entrar como alguns do Maranhão, estado onde não havia município e agora passou a ser o terceiro da lista”, disse o ministro, segundo informações da Agência Brasil.

Ao se reunir com os prefeitos dos 36 municípios que compõem a lista do desmatamento, área que hoje corresponde a 42% da área desmatada no país, Minc ouviu queixas, principalmente relacionadas à falta de recursos.

Micn afirmou que vai aumentar a fiscalização na região. Entre as ações previstas, informa a Agência Brasil, estão o aumento do número de agentes da Polícia Federal que atuam em ações ambientais e a criação de delegacias do meio ambiente na Amazônia.





Fonte: Globo Amazônia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164770/visualizar/