Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 12 de Fevereiro de 2009 às 09:50

    Imprimir


Ao discursar nesta quarta-feira (11), o senador Jayme Campos (DEM-MT) sugeriu ao governo federal a criação de um "PAC do Interior". Para o senador, um Programa de Aceleração do Crescimento com enfoque especial no interior do país seria "um programa de apoio ao crescimento dos pequenos municípios brasileiros".

- Quando o mundo se assusta com a tempestuosa crise que se propaga em escala planetária, vamos encontrar abrigo não mais no cobiçado cenário externo, nem tampouco nas grandes metrópoles. Vamos encontrar segurança no interior, que resiste às adversidades do mercado internacional, arando a terra e plantando alimentos e energia renovável. As explicações para a nossa força como sociedade produtiva não estão na bolsa de valores ou na Avenida Paulista, mas, sim, nas fazendas, nas minas, nos frigoríficos, na construção civil, no comércio e na pequena indústria do interior do Brasil - afirmou.

Jayme Campos afirmou que os municípios brasileiros enfrentam há anos escassez de recursos e uma distribuição injusta do "bolo tributário". De acordo com o senador, existem cerca de 2.740 municípios brasileiros com população de até 30 mil habitantes e que vêm enfrentando, nos últimos anos, a diminuição de suas populações. Para o senador, esses municípios perdem contingentes populacionais devido principalmente à falta de investimentos em infraestrutura social, logística, capacitação profissional, tecnologia, educação e saúde.

Dos 141 municípios do Mato Grosso, acrescentou Jayme Campos, 122 têm menos de 30 mil habitantes e, mesmo assim, o Estado se destaca como grande produtor de grãos e de algodão e com a criação de bovinos, suínos e aves.

- Ou seja, os pequenos municípios formaram uma cadeia para essa potência agropastoril que se tornou nossa região - disse.

Assim, defende o senador, o "PAC do Interior" seria voltado exclusivamente para esses municípios com até 30 mil habitantes "e que apresentem projetos de pequeno porte que possam ser financiados de maneira rápida e sem burocracia".





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164814/visualizar/