Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Fevereiro de 2009 às 15:41

    Imprimir


Um projeto para formar cidadãos e ampliar a inserção no mercado de trabalho está sendo desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). O projeto Chamado Ebep - Educação Básica com Educação Profissional, visa oferecer gratuitamente a capacitação a partir de cursos integrados. Destinado às pessoas de baixa renda, com idade entre 18 e 23 anos, o projeto atenderá a demanda por qualificação de jovens aprendizes para as indústrias mato-grossenses. Inicialmente, serão 50 vagas gratuitas.

O projeto ocorrerá em dois períodos, divididos entre as aulas no Sesiescola e Senai em Várzea Grande. Na Educação Básica, o aluno poderá elevar sua escolaridade cursando a 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi-MT. Para complementar a qualificação, o Senai-MT oferecerá a Educação Profissional, na modalidade de Aprendizagem Industrial Básica, com os cursos Eletricista de Manutenção e Mecânico de Manutenção. Os aprendizes receberão um kit composto de material didático e uniforme, além de almoço.

“Trata-se da primeira ação conjunta na área da Educação entre Sesi e Senai no Estado, no sentido de, mais do que capacitar, formar cidadãos”, afirma o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.

A carga horária do Ebep será de 1.200 horas na Educação Básica, sendo 600h presenciais e 600h não presenciais, e 1.200 horas na Educação Profissional, sendo 800h no ambiente do Senai e 400h de prática na indústria. A gerente de Operações do Sesi-MT, Ana Cristina Azevedo, explicou que o Ebep faz parte do plano estratégico do Sistema Indústria em todo o país.

A primeira etapa do projeto visa atender a demanda de empresas contribuintes do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). A indicação dos alunos é feita pela própria indústria e o candidato deve atender pré-requisitos como idade mínima de 18 anos e 6ª série do Ensino Fundamental completo, entre outros. As empresas interessadas devem procurar o Sesi ou o Senai. As aulas terão início em março.

Outras informações pelos telefones (65) 3685-2311 e 3685-1200.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165105/visualizar/