Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Fevereiro de 2009 às 15:39

    Imprimir


O foco do programa Justiça Comunitária em Mato Grosso este ano será a conciliação. Essa foi a proposta apresentada nesta sexta-feira (6) pela coordenadora estadual do programa, juíza substituta de Segundo Grau Clarice Claudino da Silva, durante a abertura do Ciclo de Educação Continuada. “Uma das grandes metas deste programa é a pacificação social que passa, sem dúvida alguma, pela negociação entre as partes”, consignou a magistrada.

Segundo a coordenadora, nos últimos dois anos houve expressivo crescimento no número de atendimentos pelos agentes comunitárias da Justiça e Cidadania nas comarcas de Cuiabá, Poconé, Cáceres, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Dados oficiais apontam que, somadas as ações nos cinco municípios onde hoje está instalado o programa, os números chegam a cinco mil atendimentos na atual gestão. Desse total, 3.847 foram realizados na Capital.

E, justamente, para melhor qualificar os responsáveis pelos atendimentos, teve início hoje o primeiro ciclo de educação continuada para 2009, denominado Roda de Terapia Comunitária, com participação de agentes comunitários de todas as comarcas onde o programa está instalado. “É gratificante poder participar destes cursos, porque aqui podemos tirar todas nossas dúvidas”, afirmou Denildes de Campos, que atua em Várzea Grande.

A agente de Poconé Maria Benedita da Silva, que há três anos se dedica ao trabalho na comarca, assinalou a importância desse curso para o fortalecimento do programa, em especial com a proposta de 2009 em ser o ano da conciliação. “Nas nossas visitas, ouvimos, aconselhamos e buscando encontrar soluções juntos”, afirmou.Fez questão de lembrar que foi a responsável pelo primeiro acordo de pensão alimentícia realizado em Poconé por meio do programa. “O pai estava no garimpo e a mãe não sabia o que fazer. Pedi a ela o telefone dele e marquei um encontro para resolver a pendência. Ele compareceu e foi tudo bem rápido. Aceitou pagar quinzenalmente e este ano já aumentou a pensão, porque também teve aumento de salário. A solução me deixou feliz porque ele mesmo disse que foi melhor do que ter ir ao Fórum”, ressaltou a agente comunitária.

O ciclo de capacitação iniciado hoje continuará a ser realizado nas primeira e última sexta-feira de cada mês. A Terapia Comunitária (TC) é um instrumento de fortalecimento das relações humanas, em busca de melhorias pessoais, principalmente no que diz respeito às diferenças.

De acordo com a juíza Clarice Claudino da Silva, o crescimento na busca pelo serviço oferecido pelo Programa Justiça Comunitária demonstra que cresceu também a confiança da comunidade nos serviços prestados por meio dos agentes comunitários de Justiça.

Nos dois primeiros anos, segundo a magistrada, foi feito trabalho de base para que agora, mais consistente, os agentes comunitários pudessem atuar como verdadeiros conciliadores, estimulando cada vez mais a comunidade a buscar os melhores caminhos para resolver os seus conflitos através do diálogo.

Hoje são cerca de 620 mil ações tramitando na Primeira Instância. Somente em Cuiabá, o Justiça Comunitária está instalado em 11 regiões, atendendo 79 bairros, com 56 agentes comunitários.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165106/visualizar/