Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 02 de Fevereiro de 2009 às 15:22
Por: Eduardo Bresciani

    Imprimir


Deputado formou aliança com 14 partidos para chegar à presidência. José Sarney, do mesmo partido, foi eleito presidente do Senado.

O deputado Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito em primeiro turno nesta segunda-feira (2) pela terceira vez presidente da Câmara dos Deputados. Ele obteve 304 votos contra 129 de Ciro Nogueira (PP-PI) e 76 de Aldo Rebelo (PC do B-SP). Ele foi eleito para o cargo em 1997 e em 1999, tendo sido presidente por quatro anos. No total dos 513 deputados, 509 votatam.

Na sequencia, serão conhecidos outros dez integrantes da mesa.

Temer formou uma ampla aliança com 14 partidos para chegar à presidência, unindo partidos do governo e da oposição. Com sua vitória, o PMDB vai comandar as duas Casas, uma vez que José Sarney (PMDB-AP) foi eleito presidente do Senado.

Em seu discurso, na sessão em que foi eleito, Temer defendeu que a Casa seja um centro de debates e traga soluções para a crise financeira. “Quero fazer da Casa um centro de debates. A crise, que está nas nossas portas, vamos debatê-la aqui, usar a consultoria, trazer versados, debater, formular idéias para o país."

O candidato defendeu ainda uma ampliação do serviço de comunicação da Casa pra acompanhar o trabalho dos deputados nos finais de semana. “Quero ampliar enormemente o nosso setor de comunicação, a TV Câmara estará na sexta e no sábado nos estados para transmitir o trabalho dos deputados. Muitas vezes se trabalha mais na sexta, no sábado e na segunda do que nos outros dias em Brasília."

A eleição de Temer é o cumprimento de um acordo feito pelo PMDB com o PT ainda em 2007, para eleger Arlindo Chinaglia (PT-SP). Pelo acordo, caberia agora ao PMDB indicar o candidato para o cargo.

Temer é advogado e está no sexto mandato na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa é o segundo na linha sucessório e substitui o presidente da República na ausência do presidente e do vice. Isso já aconteceu com o próprio Temer duas vezes nos anos de 1998 e 1999.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165358/visualizar/