Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 02 de Fevereiro de 2009 às 10:07
Por: Yuri Bastos Jorge*

    Imprimir


Mato Grosso se mobiliza desde o ano passado para viabilizar a oficialização de Cuiabá como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, a segunda a ser realizada no Brasil.

Desde a confirmação do Brasil como sede de um dos maiores eventos esportivos do mundo, em outubro de 2007, o Governo de Mato Grosso, entendendo a grandiosidade do evento e a oportunidade histórica para sediá-lo, envida esforços para trazer alguns jogos para Cuiabá. A primeira ação foi candidatar Cuiabá. O Brasil possui 5.568 municípios, sendo 27 capitais, e 36 com mais de 500 mil habitantes, segundo contagem populacional do IBGE em 2007. Logo, já foi uma grande conquista para Cuiabá estar entre as 18 cidades brasileiras que concorrem às 12 vagas para sediar jogos da Copa de 2014.

Além disso, por determinação direta do governador Blairo Maggi, o Estado criou um Comitê Pró-Copa em Cuiabá, e buscou a participação nele das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, entidades desportivas e empresariais, como a Federação Mato-grossense de Futebol e Câmara dos Dirigentes Lojistas, Trade Turístico, partidos políticos e autoridades públicas, sem distinção, envolveu diversas secretarias de Estado e procurou dar a máxima representatividade social e política a todas as ações deste comitê.

Desde o início, o Governo do Estado se empenha para que Mato Grosso se una nessa mobilização, acima de preferências ideológicas, políticas e religiosas, porque os reflexos positivos que dessa conquista serão sentidos e compartilhados por todo o nosso povo, e não apenas por Cuiabá. Nossa ideologia nesse momento é a união de todo o Estado. Nosso partido é Mato Grosso. E nossa crença é a confirmação de Cuiabá como subsede da Copa de 2014.

Estão previstos investimentos financeiros superiores a 1 bilhão de reais apenas em obras de infra-estrutura e logística. Um novo e moderno estádio de futebol, alargamento de ruas e avenidas, construção de pontes, ampliação do sistema de água e saneamento básico das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, implantação de um metrô de superfície ligando Cuiabá de ponta a ponta e também à Chapada dos Guimarães, um novo aeroporto, ampliação e melhorias em terminais rodoviários, construção de quatro novos centros esportivos para treinamento das seleções que aqui vierem jogar, entre outras grandes obras públicas.

Além disso, investimentos privados em hotéis, bares, restaurantes, transportes, turismo e uma cadeia ampla no comércio, que nos permitem sinalizar para uma monta que beira os 10 bilhões de reais em investimentos, incluindo-se os recursos dos turistas internos e externos que aqui virão prestigiar os jogos.

Estamos falando no maior projeto econômico da história de Mato Grosso. Dados oficiais revelam que para cada 1 milhão de reais investidos em infra-estrutura, gera-se 166 postos de trabalho, sendo 41 diretos, 26 indiretos e 99 remotos.

Portanto, estamos falando em um impacto social positivo sem precedentes. E o mais importante: a Copa vai terminar, mas as conquistas de infra-estrutura e qualidade de vida vão se perenizar.

É por esse conjunto de motivos, e outros mais cuja citação tornariam esse artigo muito extenso, que a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, representando o Governo de Mato Grosso e os demais parceiros, incluindo as prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande, chama a atenção da sociedade mato-grossense, em especial a residente nas cidades da região metropolitana, para que saia às ruas na próxima terça e quarta-feira, que estenda cartazes nas janelas de suas casas e apartamentos, que envie artigos e notas aos jornais e sites, e participe dos programas de rádio e televisão e manifeste seu desejo de que Cuiabá seja subsede da Copa de 2014.

A FIFA acaba de confirmar que uma cidade do Pantanal sediará jogos. Disputamos a vaga com Campo Grande. Temos pelos sul-mato-grossenses todo o respeito e fraternidade que se deve ter entre irmãos que somos. Entretanto, temos infinitamente mais pontos fortes para vencer essa disputa que os nossos irmãos mais novos. Tenho a convicção de que podemos conquistar essa vaga sem cair em provocações que possam comprometer a nossa boa relação com os campo-grandenses, repito, nossos irmãos mais novos, para poder recebê-los, bem como aos brasileiros de todo o Brasil e os estrangeiros durante os jogos da Copa, como sempre recebemos os cidadãos do mundo em Cuiabá ao longo de quase 300 anos: com respeito, cordialidade e nosso caloroso abraço.

* YURI BASTOS JORGE é secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, e presidente do Comitê Cuiabá 2014 – A Copa do Pantanal





Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165397/visualizar/