Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 01 de Fevereiro de 2009 às 17:27

    Imprimir


O prefeito municipal de Nortelândia iniciou na manhã deste sábado (31), uma verdadeira maratona pelos assentamentos rurais do município, aonde vai se reunir com sindicatos, associações, líderes e pequenos proprietários rurais, para firmar parcerias e apresentar o cronograma de atendimento a Zona Rural, acompanhado de secretários, assessores e técnicos.

A equipe vai visitar os assentamos Raimundo da Rocha (194 famílias), São Francisco (70) e Nossa Terra Nossa Gente (50), ouvindo as comunidades e apresentando seu plano de trabalho dirigido a área rural, visando unificar a linguagem e criar um projeto de desenvolvimento sustentável. A administração municipal pretende discutir viabilidade da produção agrícola, de forma coordenada, elaborando a diversificação de culturas e atividades que resultem na geração de renda, para isso vai incentivar a criação de uma cooperativa de pequenos produtores.

A primeira comunidade em que se reuniu com assentados, foi o PA Raimundo da Rocha, onde vivem mais de 190 famílias, e iniciou o encontro fazendo uma explanação da situação em que encontrou o município, com dividas que chegam a R$ 2 milhões de reais, herdadas da administração do ex-prefeito Rodolmildo Rodrigues Silva, por conta de ações judiciais, que podem dificultar a implantação de projetos importantes para o desenvolvimento econômico do município, mas que irá superar essas dificuldades para avançar.

Ele disse ainda que está tomando medidas duras para reduzir o impacto da falta de capacidade de investimento, otimizando os recursos existentes para atender as demandas, cortando gastos, reduzindo salário dos cargos de confiança, entre outras medidas que estão sendo estudadas de acordo com a situação.

“Estamos tomando medidas duras, cortando privilégios e economizando, por isso precisamos da ajuda da comunidade, estabelecendo uma parceria, deixando as vaidades pessoais e transformar nossa cidade” disse ele.

O município pretende criar uma estrutura que atenda os parceleiros, de forma organizada e assistida, inclusive com capacitação técnica, que será realizada com um centro de capacitação construído no local. Uma equipe do município irá acompanhar todo o processo de produção, desde a definição do que produzir, como e onde vender os produtos. “É preciso que tenhamos consciência da necessidade de planejamento, só assim será possível obter sucesso nas atividades, estamos buscando formalizar uma parceria com os proprietários, o poder público ajudará desde que haja por parte dos parceleiros interesse em mudar o quadro existente” conclamou o prefeito.

Foi anunciada a criação de uma cooperativa de produtores com respaldo do executivo, para organizar o setor produtivo, e para que o proprietário seja atendido deverá estar filiado à cooperativa, que administrará as três patrulhas mecanizadas do município e outras duas que serão adquiridas ainda este ano, além de técnicos para orientar a melhor forma de produzir e obter o melhor resultado. Ficou ainda acertado que o município entrará com o equipamento e o operador de máquinas, e os parceleiros com o óleo diesel para trabalhar a terra e dar condições de plantio.

O prefeito anunciou que em comum acordo com o governo do estado, a escola estadual no assentamento passara por algumas adaptações, a fim de melhorar a qualidade do ensino, fortalecendo a alfabetização do primeiro ciclo, com crianças e a educação para jovens e adultos (EJA). A idéia é construir um centro de capacitação no local, tornando-a um centro integrado de educação no campo.

Um dos líderes do movimento, Josafá Santos Rocha, classificou a iniciativa como positiva, demonstrando que o chefe do executivo está bem intencionado ao buscar a organização da classe produtiva. “Vejo com bons olhos esse despreendimento do prefeito em estreitar o relacionamento com os assentados, vindo aqui nos ouvir e falar de seus planos fui adversário de campanha, mas isso é passado e agora estamos de mãos dadas em busca de um objetivo comum que beneficie essa gente” elogiou ele.

O prefeito ouviu ainda diversas reivindicações como melhoramento de estradas, transporte escolar, atendimento da patrulha mecanizada, entre outras, e se comprometeu a estudar as necessidades, priorizando as mais urgentes.

Participaram da reunião, os secretários municipais de Educação (Marlene Júlia), Desenvolvimento Econômico (Ruberley Gomes), Administração e Planejamento (Jossimar Fernandes), Finanças e Fiscalização (Aldemar Xavier Meira), Transportes (Valter Dada), Assessoria Pedagógica do Estado (Josiane Meira), Conselho Tutelar (Rosane Abreu Ormond), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Adércio Perovano), o vice-prefeito Antônio Meira, o vice-presidente da câmara Benedito Hudson, técnicos e assessores.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165420/visualizar/