Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Domingo - 23 de Junho de 2013 às 19:18
Por: Wesley Santiago

    Imprimir


Foto: Reprodução/Ilustração
Temperatura e clima em Cuiabá podem influenciar resultados da Copa



A Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil pode ter um fator decisivo em seus jogos, a temperatura. Muitas das seleções não são acostumadas a jogar sob um clima de 35 ou 40 graus e esta pode ser a grande preocupação de algumas equipes. Cuiabá é um exemplo do que os jogadores podem enfrentar.

A cidade que geralmente tem altas temperaturas que chegam a atingir 40 graus vai receber quatro jogos da fase de grupos do torneio. O que pode influenciar o desempenho de algumas seleções que por ventura vierem jogar na capital mato-grossense. Atletas de várias partes do mundo não são acostumados a estas altas temperaturas e na maior parte do ano muitos jogam com o termômetro marcando próximo a zero grau. 

O professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutor em Meteorologia, José Orlando Campelo diz que nesta época do ano em que o torneio acontece é verão na Europa, o que pode diminuir os impactos.

Ainda segundo Campelo, Cuiabá possui uma característica de cerrado, savana e basicamente um clima tropical de temperatura elevada o ano todo. “A chuva é bem diferente aqui, porque lá pode chover no verão e aqui é muito difícil enquanto nesse período é difícil por aqui. Uma dificuldade dessa época é que a umidade fica muito baixa, e isso será uma preocupação para os jogadores e espectadores. Em Brasília essa situação é ainda pior devido à baixa umidade nesta época”, destaca o professor.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no mês de junho de 2012 a temperatura máxima foi de 30,9ºC e a mínima 18,6ºC. Se comparado com agosto do mesmo ano, o calor não é tão forte, pois a máxima neste mês foi de 37,4ºC e a mínima de 17,4ºC. Julho de 2012 foi o mês com a menor média: 23,3ºC

Para tentar evitar que as seleções sofram muito com o calor, três das quatro partidas serão ás 17h (local), hora em que o sol já está se pondo. Porém, um dos jogos – da última rodada do grupo C e que pode definir uma vaga – será ás 15h (local). 

Na Arena Pantanal foram feitas adequações contra o calor. Tudo foi feito para que haja ventilação, para evitar o aquecimento das arquibancadas na sua face voltada aos assentos do público, um elemento reflexivo foi adicionado ao concreto usado nessas partes do estádio. A cobertura sofreu o mesmo procedimento. A posição do campo também procura protegê-lo da incidência do sol ao longo do dia.

Reclamações

Jogadores da Espanha já tem reclamado da temperatura – isso porque experimentaram apenas o calor de Miami nos Estados Unidos. "A umidade e o calor te impedem de fazer muito mais. A partida começa e você já tem que se hidratar, porque a desidratação te ameaça", explicou o meia-atacante Santi Cazorla.

Jesus Navas concordou com o companheiro de equipe: "Não era necessário começar o aquecimento para que suássemos. Com o caminho do vestiário para o campo, já estávamos ensopados".

Um dos médicos da seleção espanhola disse que "correr com tanta umidade é como fazê-lo com uma mochila cheia de pedras nas costas". O que vai de encontro com o temor de que os jogadores não consigam desempenhar seu ritmo normal de jogo.

Em 2012, o secretário-geral do sindicato internacional dos jogadores de futebol, Theo van Seggelen, reclamou para a Fifa esta questão, pedindo que os horários fossem alterados para a noite. Porém não houve esta mudança. Os jogos serão transmitidos durante o horário nobre em vários países da Europa.

Dicas

Com as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar deixam o tempo muito seco. Para evitar problemas de saúde, seguem importantes dicas preventivas:

• Beba muita água. Hidratação oral permanente. Sucos naturais e água de coco.
• Na alimentação, substituir alimentos fritos por assados. Evitar alimentos muito salgados. Escolher sorvetes de frutas.
• Evite realizar exercícios físicos e exposição ao sol nos horários das 10h00 às 16h00.
• Evite banhos muito quentes e demorados que ressecam a pele.
• Utilize soro fisiológico nas narinas e nos olhos se apresentarem irritação.
• Deixe os locais umedecidos com umidificadores de ar, toalhas umedecidas ou recipientes cheios de água.
• Se sentir tonturas, dor de cabeça, palidez ou pulso fraco, vermelhidão ou rubor facial pode ser desidratação. Beba água, resfrie a pele e procure local fresco.
• Opte por roupas leves, de preferência em algodão e cores claras. Use chapéu e óculos de sol. Use menos roupa na cama, sobretudo nos bebés e doentes acamados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/16574/visualizar/