Gefron é referência para policiamento de fronteira no Amapá e Pará
Especialistas em policiamento de fronteira de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul encerraram, na última semana uma série de visitas técnicas realizadas nos estados do Pará e Amapá. Coordenados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os Grupos de Trabalho desenvolvem ações em nove estados que possuem divisas com outros países e receberão estrutura de policiamento de fronteira.
As discussões foram centralizadas nas cidades de Óbidos (PA) e Oiapoque (AP). Com o objetivo de estreitar os laços internacionais, o grupo visitou a sede da Polícia na Guiana Francesa, fronteira com o Amapá. O encontro também serviu para tratarem dos serviços de fronteira desenvolvidos pelos países.
De acordo com dados da Senasp, os onze estados brasileiros que possuem fronteira internacional serão contemplados com investimentos em torno de 4 milhões, para cada um, no próximo ano. O GEFron de Mato Grosso foi incluído na lista desses estados e está sendo utilizado como modelo para a criação das Unidades PEFRON em outros nove estados.
Em janeiro, será efetuada uma apresentação de todo o trabalho realizado pelo GT nas regiões de fronteira para a Senasp. Os membros do GT-PEFRON já preparam projetos de aquisição de equipamentos e materiais de construção para as bases dos estados do Amapá, Pará e Roraima, com previsão de liberação de investimentos para o primeiro semestre de 2009.
GEFRON - O Grupo Especial de Fronteira é uma força integrada pelos órgãos de segurança do Estado cuja missão é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia.
O GEFron conta hoje com uma equipe de 97 policiais, cobrindo uma área de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada. São ao todo cinco pontos de fiscalização (Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão). Além disso, os oficiais também trabalham em mais 10 pontos ao longo da fronteira em esforço conjunto com técnicos do Indea e Ministério da Agricultura na operação “Contendo a Aftosa”.

Comentários