Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Novembro de 2008 às 12:41
Por: Sid Carneiro

    Imprimir


O aproveitamento da energia solar em Mato Grosso está próximo de se tornar realidade com a sanção da lei nº 744 de 2007, de autoria do presidente da Assembléia Legislativa,deputado estadual Sérgio Ricardo (PR). A lei cria a Política Mato-grossense de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar com a finalidade de estimular o consumo racional de energia em todo o Estado.

A iniciativa de Sérgio Ricardo é justificada pela escassez dos recursos naturais e os impactos ambientais no Brasil e no mundo, uma preocupação global que requer a busca de alternativas de energia. A crise no setor energético é outro fator que pesou na elaboração do projeto que aponta soluções futuras para os problemas ambientais.

"Os recursos naturais encontram-se cada vez mais escassos e os impactos ambientais constituem-se, hoje, em preocupação global, devendo ser incentivada, dentre outras medidas, a utilização de fontes de energia sustentável", disse Sérgio Ricardo.

De acordo com o deputado, a energia solar provém de fonte limpa e constante, abundante no país. "É vantajoso em relação a qualquer outro, tanto quanto ao meio ambiente, como ao custo", avaliou Sérgio.

O deputado disse ainda, que vários países com insolação menor utilizam há tempos, esse sistema de forma satisfatória, promovendo economia e contribuindo para a preservação geral do planeta.

"Tendo em vista a crise do setor energético principalmente, nas grandes cidades, novas soluções são exigidas, o que resulta em grandes investimentos no setor", afirmou o deputado.

Portanto, é relevante a adoção de ações oficiais para serem buscadas novas alternativas, visando à racionalização do consumo, destacadamente, da energia elétrica.

O Brasil tem potencial de aproveitamento de energia solar e sua aplicação é pouco utilizada. Dessa maneira, uma melhor exploração desse potencial contribuiria para a mitigação dos impactos sócio-ambientais do setor elétrico.

A lei tem em seu teor, normas que vão estimular como forma de diminuir o consumo das diferentes fontes de energia, os investimentos e a implantação dos sistemas de energia solares ecologicamente corretos, englobando o desenvolvimento tecnológico, em empreendimentos particulares e públicos, residenciais, comunitários, comerciais e industriais e criar alternativas de emprego e renda.

No entanto, cabe ao Governo do Estado apoiar a implantação e o desenvolvimento de projetos que contemple, como fonte subsidiária de energia, a utilização de equipamento de energia solar.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/168940/visualizar/