Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 25 de Novembro de 2008 às 06:37

    Imprimir


Mato Grosso deve apresentar hoje, por volta das15h, o Plano de Combate a Incêndios Florestais para 2009. A apresentação será feita pelo secretário-chefe da Casa Civil e supervisor geral do Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios (GPCI/MT), Eumar Novacki.

Durante a apresentação os três municípios que mais reduziram o número de focos de calor durante o período proibitivo deste ano, serão premiados.

O Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios (GEPCI) foi criado pelo Decreto nº 1.470, de 23 de julho deste ano. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, preparação e resposta rápida às queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso. O GEPCI trabalha de forma integrada com os diversos órgãos de Estado, municípios, entidades não governamentais, iniciativa privada e comunidade.

Desde o início do período proibitivo, em 15 de julho, o GEPCI coordenado pelo major do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Hector Péricles de Castro, coordenou uma série de ações de governo, que resultaram numa redução este ano, em relação ao ano passado, de 74,45% no número de focos de queimadas no estado. Em relação a 2006, a redução foi de 57,46% e, em relação a 2004, houve redução de 84,75%.

Este ano, as ações de prevenção, monitoramento, fiscalização e combate direto tiveram como prioridade as unidades de conservação estaduais, as áreas de relevante interesse ecológico e áreas florestais.

Entre as atividades desenvolvidas pelo GEPCI se destacam as palestras preventivas em escolas, assentamentos e associações de produtores rurais, operações de monitoramento e fiscalização em todo o Estado de Mato Grosso. Integram o GEPCI mais de 28 órgãos e entidades.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/169081/visualizar/