Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 19 de Novembro de 2008 às 06:21

    Imprimir


Sob organização do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a Conferência de Governadores sobre Clima Global abriu espaço nesta terça, em Los Angeles (EUA), para um recado do mato-grossense Blairo Maggi. Mesmo sob críticas de que MT é um dos Estados que mais devastam a Amazônia Legal, o governardor assegurou que o ritmo de destruição diminuiu e que o Estado vem adotando medidas no sentido de preservar a floresta.

Considerou injusta a propagação de que MT não cuida da natureza. Entende que vem ocorrendo o contrário do que muitas Ongs pregam o equívoco dentro e fora do Brasil. Com o título de maior produtor individual de soja do mundo, Maggi, diretor-presidente do Grupo Amaggi, reforçou o discurso em defesa da adoção de políticas que diminuam a degradação.

O governador assinou um protocolo de intenções sobre cooperação ambiental entre Mato Grosso e o Estado da Califórnia, sob anfitrião do evento Arnold Schwarzenegger, que tem se notabilizado pela liderança nas discussões mundiais sobre meio ambiente. Assim, ambos assumiram compromisso de estimular a política de redução da emissão de gases do efeito estufa provenientes de desmatamento e degradação da terra, conhecido, em sua sigla em inglês, por REDD (Reducion Emissions from Deforestation and Land Degradation).

"Na minha opinião, o REDD é um dos poucos instrumentos que podem, efetivamente, ajudar no combate ao desmatamento", enfatizou Maggi. Ele disse que o encontro de governadores de todo o mundo para trocar experiências representa momento importante e abertura de um caminho que concilie o desenvolvimento econômico.

Nesta segunda à noite, em Los Angeles, Maggi, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, foi o único chefe de Executivo estadual a participar de um jantar de boas-vindas aos participantes do evento, patrocinado por organizações não governamentais ligadas à causa ambiental como The Nature Conservancy e Conservation Internacional. Participaram do evento autoridades como Yusuf Irwandi, governador da província de Aceh, na Indonésia e Charlie Crist, governador do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, e os brasileiros Eduardo Braga (AM) e Ana Júlia Carepa (PA).

As discussões prosseguem nesta quarta. Maggi reassume a cadeira no Palácio Paiaguás nesta quinta. Até lá, comando o Estado o vice Silval Barbosa.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/169326/visualizar/